Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Auditores fiscais fazem protesto em frente ao STF em 2023 #boato

Auditores fiscais fazem protesto em frente ao STF em 2023 #boato

Auditores fiscais fazer protesto em frente ao STF em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em 2023, auditores fiscais resolveram fazer um protesto em frente ao STF contra uma decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Desde quando decisões do STF, mais exatamente do ministro Alexandre de Moraes, miraram figuras disseminadoras do discurso de ódio e desinformação, não tem faltado na internet fake news sobre a corte. Muitas delas apontavam problemas “antigos” como atuais.

A mais nova história que está circulando online aponta que, agora, em março de 2023, auditores fiscais estariam realizando um protesto na frente do STF contra uma decisão de Alexandre de Moraes contra auditores fiscais. Leia o texto que está circulando junto a um vídeo viral em aplicativos como TikTok e Kwai:

Protestos de Auditores Fiscais em frente ao STF.  Ocorre porque dois Auditores foram afastados por terem descoberto que há servidores públicos que têm movimentação financeira incompatível com os seus ganhos; inclui 02 Ministros/STF. Manifestações de auditores fiscais em protesto à uma decisão de Alexandre de Moraes. Notíicias 30/03/2023

Auditores fiscais fazem protesto em frente ao STF em 2023?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Agora, em 2023, a história voltou a circular na internet. Porém, descobrimos duas coisas. 1) O vídeo é antigo. 2) Ele já foi utilizado em outras fake news para atacar o STF.

A mensagem, o histórico e a ausência de conteúdos recentes em fontes confiáveis sobre o assunto já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Assim como um bom boato, o texto tem características como o tom alarmista, os erros de português e qualquer citação a fontes confiáveis que confirmem que o vídeo é recente.

Além disso, já desmentimos diversas fake news que apontavam para vídeos antigos como se fossem recentes. Temos como exemplo, histórias falsas que apontam para vídeos antigos de Alexandre de Moraes sendo hostilizado na avenida Paulista, para tanques no STF e de o ministro sendo hostilizado como Alckmin como se fossem recentes.

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que, na realidade, o protesto se deu em 2019 e foi desmentido em 2021 pelo próprio STF. Em publicação na época, a corte apontou que houve, de fato, um afastamento em 2019 e que o afastamento foi revogado (após investigação) em novembro daquele ano. Leia:

Não é verdadeira a informação de que o ministro Alexandre de Moraes teria recentemente determinado o afastamento temporário de dois auditores da Receita Federal por, supostamente, investigarem ministros do STF.

O afastamento realmente ocorreu, mas em agosto de 2019, porque os auditores eram suspeitos de realizar indevida quebra de sigilo noticiada em procedimento administrativo disciplinar envolvendo 133 contribuintes, entre os quais o ministro Gilmar Mendes e a advogada Roberta Rangel, mulher do então presidente do STF, ministro Dias Toffoli. […]

O afastamento das funções foi determinado até que os servidores fossem ouvidos sobre o procedimento instaurado, pois o ministro constatou haver “claros indícios de desvio de finalidade” na apuração da Receita Federal. […]

Em novembro de 2019, após os dois serem ouvidos pela Polícia Federal, o ministrou revogou a medida e autorizou o retorno de ambos ao trabalho.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que auditores fiscais realizaram um protesto na porta do STF em 2023 por causa de uma decisão de Alexandre de Moraes. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso