Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Áudio de Mauro Paulino, diretor do Datafolha, sobre fraude nas pesquisas vaza na internet #boato

Áudio de Mauro Paulino, diretor do Datafolha, sobre fraude nas pesquisas vaza na internet #boato

Áudio de Mauro Paulino, diretor do Datafolha, sobre fraude nas pesquisas vaza na internet, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vazou um áudio de Mauro Paulino, diretor do Datafolha, sobre fraudes nas pesquisas e nas urnas eletrônicas a favor de Lula e do PT.

O resultado das últimas pesquisas que colocam Lula em vantagem sobre Bolsonaro na disputa pela Presidência da República tem suscitado algumas informações falsas na internet. A última que tivemos acesso aponta para uma suposta “bomba” vinda de Mauro Paulino, diretor do Datafolha.

De acordo com mensagens que circulam online, Mauro Paulino teria gravado um áudio no qual admite que as pesquisas eleitorais e as urnas eletrônicas estão fraudadas para fazer com que Lula vença as eleições. Leia algumas das mensagens que circulam online, assista ao vídeo e leia a transcrição dele:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: URGENTE ÁUDIO VAZADO DO DIRETOR DA DATAFOLHA MAURO PAULINO PLANO DE FRAUDES NAS URNAS Versão 2: O Diretor do Data Folha (DataFoice) Mauro Paulino em conversa gravada confessa tudo:Pesquisa fraudulenta, esquema nas urnas eletrônicas e tomada do Poder. O STF e o TSE vão mandar investigar? O Uber Preto vai fazer alguma diligência? Algum Político ou Partido vai representar? Brasileiros atentos!!!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Vão afirmar, vão convencer o povo de que o Lula tá na frente. Com as urnas eletrônicas a nosso favor, a favor do PT, do nosso grupo, ninguém vai questionar o resultado das eleições. E caso questionem o resultado das eleições, os bolsominions. Se começa a reclamar, o Bolsonaro junta o público, vai se mobilizar, a gente grita que é golpe. É golpe, o Bolsonaro vai dar um golpe e o povo vai pra cima, entendeu? O povo, de facão e de enxada vai vir pra cima.

O objetivo é esse. De imediato, convencer o povo de que o PT tá na frente e acabou. Quem tá falando são as pesquisas e ponto final, ninguém questiona isso aí. E depois as urnas também a nosso favor, como sempre foi, a gente emplaca essa p… toda. Já tô parecendo Bolsonaro é tá OK? Tá OK? E a gente tem placa isso aí

Aí pessoal, deixa ele falar deixa, ele dizer que é mentira. Joga pesquisa aí de 60 70 e vamos para frente. Aí a gente tomar é regra, retomar esse governo aí, é tomar esse governo aí. Dessa vez não falhar. Dessa vez, a gente fazer com que a coisa aconteça. Porque eu vou te falar uma coisa: pesquisa pode não ser verdadeira porém o que nós estamos preparando pelas urnas é imensamente grande. Ah, e não tem Federal e não tem nada que vem impedir que a gente consiga essas eleições a favor do nosso presidente.

Áudio de Mauro Paulino, diretor do Datafolha, sobre fraude nas pesquisas vaza na internet?

A denúncia “bombástica” viralizou em páginas de pessoas simpáticas ao presidente Jair Bolsonaro e, claro, em grupos no WhatsApp. Só que, assim como em tantos outros casos de “denúncias” sobre pesquisas e urnas eletrônicas, trata-se de uma fake news.

Ao fazer o nosso briefing sobre o assunto, já percebemos que se trata de uma informação, no mínimo, duvidosa. Além de a mensagem ter aquelas características “básicas” de fake news (o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) e o assunto “pesquisas + urnas” ser constante em fake news, nada encontramos ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis. Não há nenhuma “confissão” similar de Mauro Paulino ou de outra pessoa ligada ao Datafolha.

Ao fazer uma análise do vídeos, matamos a charada. A voz do sujeito não é de Mauro Paulino (que, por sinal, não é mais diretor do Datafolha. Ele é, agora, comentarista da GloboNews). Na realidade, a voz é de um “humorista” que incorpora um “personagem” chamado Dr. Avacalho Ellhys. O mesmo vídeo já foi fruto de um desmentido aqui no Boatos.org.

Abaixo você pode ver o vídeo original (com o crédito certo, mas com a informação falsa de que é um advogado do PT) e um desmentido sobre o mesmo vídeo feito pelo Boatos.org.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, gravou um áudio sobre fraude nas urnas eletrônicas e nas pesquisas eleitorais. A voz que circula por aí não é de Mauro Paulino (que não está mais no Datafolha) e o mesmo vídeo já foi utilizado em outra fake news desmentida aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso