Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Assassino de Marielle é flagrado com a camisa de Lula em foto #boato

Assassino de Marielle é flagrado com a camisa de Lula em foto #boato

Boato – Élcio Vieira de Queiroz, acusado de assassinar Marielle Franco, posou para uma foto com a camisa do ex-presidente Lula e a mídia não mostrou.

Passado um dia da prisão de dois acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco, os boatos sobre o assunto começam a pipocar na internet. Já falamos sobre um boato sobre uma foto de Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro com os assassinos. Agora, vamos falar sobre uma história envolvendo os assassinos e o ex-presidente Lula.

De acordo com uma mensagem que circula na internet, foi descoberta uma foto de Élcio Vieira de Queiroz com uma camiseta do ex-presidente Lula. Junto à imagem, há mensagens atacando a mídia e tentando fazer ilações sobre o assassinato de Marielle. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Assassino da Marielle com blusa do PAPAI LULA??? Não pode mostrar! Versão 2: Esse é o assassino da Marielle! Q linda camisa ! Isso a mídia nojenta não mostra. Imagine se fosse uma camiseta do Bolsonaro!!!! Estaria em todos os jornais  Versão 3: Esse é o assassino da Marielle, vc nota algo de estranho na foto? Vai dizer que é montagem…

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 4: Esse é o tal assassino da Marielle, não é montagem nem tão-pouco fake, os comentários deixo a cargo de vocês. A assassino da Marielle era Petistas… A GLOBO, não mostra, mas nos mostramos Versão 5: O ASSASSINO DE DANIELLE COM CAMISETA DE LULA LIVRE…. ISSO A GLOBO LIXO NÃO MOSTRA…. POR QUE SERÁ?

Assassino de Marielle foi flagrado com a camiseta de Lula em foto?

Muita gente começou a compartilhar e denunciar a história pelos quatro cantos da web. Mas será mesmo que o assassino de Marielle estava vestindo a tal camisa de Lula na foto que viralizou por aí? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo para você.

De cara, já achamos a história estranha. Além de estar rolando um “festival” de fake news baseadas em fotos fora de contexto no caso, a mensagem tem as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

A tese se reforça com mais dois detalhes: o primeiro é que, apesar da “devassa” que a mídia fez na vida de Élcio Vieira de Queiroz (e de Ronnie Lessa), a foto não saiu em nenhuma fonte confiável. O segundo é que a qualidade da imagem está péssima. Em uma rápida análise, esse perfil do Twitter achou seis erros na imagem (de mancha de uma camiseta de baixo passando pela gola desproporcional).

Nem precisava de tudo isso para provar que a história é falsa. Isso porque a foto original já foi encontrada. Era a foto no perfil do Facebook de Élcio. A camiseta, é na realidade, cinza. Dá uma olhada aí embaixo:

Olha a foto original de Élcio Vieira de Queiroz (Foto: Reprodução/Facebook)
Olha a foto original de Élcio Vieira de Queiroz (Foto: Reprodução/Facebook)

Resumindo: a história que aponta que um dos assassinos de Marielle posou com uma camiseta com a foto de Lula é falsa. Trata-se de uma montagem em cima da imagem de perfil do Facebook de Élcio Vieira de Queiróz e de mais uma fake news sobre o caso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.