Apuração do TSE e das Forças Armadas de votações reais mostra que Bolsonaro venceu em todos os estados #boato

Boato – Saiu a apuração real das eleições de 2022. Números apurados pelo TSE e checados pelas Forças Armadas mostram que Bolsonaro venceu Lula em todos os estados.

Uma das fake news eleitorais mais clássicas em relação às eleições é um texto que aponta que uma pesquisa eleitoral (vendida na maioria das vezes como do Instituto Paraná Pesquisas) mostraria que o atual presidente Jair Bolsonaro teria ganhado em todos os estados do Brasil.

Nos últimos dias, vimos um texto muito similar (inclusive com os mesmos percentuais) circulando na internet. De acordo com a mensagem, os números seriam da apuração “realizada hoje” das votações reais do TSE que teriam sido checadas pelas Forças Armadas. Leia a mensagem que viralizou por aí:

Apuração realizada hoje! Votações reais registrado no TSE: *Bolsonaro* Venceu em todos os estados, foi oficialmente checado pelas forcas armadas!Acre: Bolsonaro 74,18 %Alagoas:Bolsonaro 58,36%Amapá: Bolsonaro 72,29%Amazonas: Bolsonaro 66,18%Bahia: Bolsonaro 69,62%Ceará: Bolsonaro 67,46%*Distrito federal*: Bolsonaro 71,25%*Espírito santo*: Bolsonaro 80,70%*Goiás*: Bolsonaro 77,25%Maranhão: Bolsonaro 61,90%Mato Grosso: Bolsonaro 60,36%Mato Grosso Sul: Bolsonaro 54,55%Minas:;Bolsonaro 62,81%Pará: Bolsonaro 59,67%Paraíba: Bolsonaro 60,91%

Paraná: Bolsonaro 67,88%Pernambuco: Bolsonaro 68,09%Piauí: Bolsonaro 65,71%Rio Janeiro: Bolsonaro 69,72%Rio Grande Norte:Bolsonaro 76,51%Rio Grande Sul: Bolsonaro 69,39%Rondônia Bolsonaro 69,85 %Roraima: Bolsonaro 60,43%*Santa Catarina: Bolsonaro 82,41%**São Paulo: Bolsonaro 71,47%*Sergipe: Bolsonaro 61,13%Tocantins: Bolsonaro 61,23%COMPARTILHE E MOSTRE QUE O POVO CANSOU DE SER BESTA! *PORQUÊ O POVO QUER A VERDADE !*Se vc faz parte deste povo, confirme repassando a amigos essa aspiração de alguém honesto sentado na cadeira de presidente de um Brasil renovado ! Faça isso, e não se arrependerá. Tenho certeza

Apuração do TSE e das Forças Armadas de votações reais mostra que Bolsonaro venceu em todos os estados?

Não demorou para os “números reais” se espalharem com todas as forças na internet. É uma pena, pelo menos para os bolsonaristas que estão compartilhando a mensagem,  que a história é falsa.

Na realidade, o texto não passa de uma nova versão de uma fake news clássica. Como apontamos lá no início do texto, os supostos percentuais nos estados são idênticos aos apresentados na fake news da pesquisa eleitoral.

Ao olhar os resultados reais (estes, sim, de verdade), é possível ver que Lula venceu em 14 estados e Bolsonaro venceu em 12 estados mais o Distrito Federal. O estado com maior diferença pró-Bolsonaro foi em Rondônia (teve 64,3% dos votos). Ou seja: em nenhum estado o atual presidente chegou a 70% dos votos (como aponta a mensagem).

Vale apontar que o relatório das Forças Armadas apresentado no dia 9 de novembro não apontou nenhuma discrepância concreta nos números das eleições de 2022. Isso é mais uma prova que os números “brotaram na web”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a “apuração real” do TSE aponta que Bolsonaro venceu Lula em todos os estados do Brasil. A história não só é falsa como também é a evolução de um fake já desmentido na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet