Aprovação de Bolsonaro bate recorde, diz pesquisa Datafolha #boato

Boato – A aprovação de Bolsonaro bateu recorde, segundo Datafolha. De acordo com a pesquisa, realizada em 10 de julho, 64% dos brasileiros consideram o atual governo “ótimo” ou “bom”.

Há mais de 500 dias do governo de Jair Bolsonaro, a discussão na internet sobre o que foi bom ou ruim na nova gestão se intensificou ainda mais após a pandemia do novo coronavírus, principalmente depois das declarações polêmicas do presidente (como a que ele mencionou a “gripezinha” em rede nacional), que chocaram muita gente, ou após ele defender o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, por exemplo, o que é considerado uma benfeitoria para outros.

Obviamente, não cabe a nós julgar, mas o fato é que, para dividir ainda mais os brasileiros nessa questão, uma publicação que começou a circular recentemente nas redes sociais, principalmente no Facebook, dá conta de que a aprovação do governo Bolsonaro teria batido um novo recorde, segundo uma suposta pesquisa Datafolha.

De acordo com o suposto levantamento, realizado em 10 de julho, 64% dos brasileiros considerariam o atual governo “ótimo” ou “bom”, além de a aprovação do presidente ter conseguido atingir, pela primeira vez, mais de 50% dos cidadãos ricos e escolarizados. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Administração de Bolsonaro é ‘ótima’ ou ‘boa’ para 64% dos brasileiros. Pela 1ª vez, ele tem mais de 50% entre ricos e escolarizados. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ganhou um aliado importante neste ano difícil. Agora, ele tem aprovação da maioria absoluta da população brasileira, inclusive dos mais ricos e escolarizados, segundo pesquisa

Datafolha, publicada nesta sexta-feira (10) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Bolsonaro bateu seu recorde de avaliação positiva em todos os segmentos sociais, econômicos e geográficos do país. De acordo com a pesquisa, 64% dos brasileiros consideram o governo atual “ótimo” ou “bom”. Em março deste ano, o índice de aprovação apontava 55%.

Na avaliação da publicação, o resultado tem explicação no bom desempenho da pandemia, na exposição de Bolsonaro na campanha eleitoral, e nos recentes feitos do governo. No levantamento, o Datafolha ouviu 2.981 pessoas maiores de 16 anos em 212 municípios do país entre os dias 7 e 10 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. De acordo com o Datafolha, o trabalho mostra que a popularidade de Bolsonaro ultrapassa barreiras, e, agora, entra em segmentos em que o presidente não tinha índice de aprovação igual ou superior a 50%. […]

Pesquisa Datafolha aponta que aprovação de Bolsonaro bateu recorde?

A publicação viralizou, sendo compartilhada principalmente por internautas favoráveis ao atual governo. Mas será mesmo que a aprovação de Bolsonaro bateu recorde, segundo uma pesquisa Datafolha? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem carrega características já manjadas de fake news: é vaga (não diz quando o levantamento foi feito) e alarmista (tem o intuito de acirrar o debate político nas redes sociais). Em segundo lugar, não é de hoje que surgem na internet supostas pesquisas favoráveis a Bolsonaro.

Aqui no Boatos.org, por exemplo, nós já desmentimos várias delas, como aqueles levantamentos falsos que surgiram antes mesmo das eleições, em 2017 e 2018, como o que dizia que o Google fez pesquisa para presidente em 2018 e Bolsonaro estaria liderando (de maio de 2017); o que Bolsonaro estaria liderando pesquisa Datafolha em todos os estados (de dezembro de 2017); e um sobre uma suposta pesquisa que mostrava que Bolsonaro venceria Lula em todos os estados (de julho de 2018).

Também surgiram essas mesmas pesquisas fajutas durante as eleições, como aquela que dizia que o Paraná Pesquisas supostamente mostrou que Bolsonaro venceria as eleições no primeiro turno em todos os estados (de setembro de 2018) e outro suposto levantamento da Universidade do Sul da Califórnia (USC) que teria apontado a vitória de Bolsonaro no primeiro turno.

E, é claro, também tem aqueles fakes mais recentes, que surgiram já após Jair Bolsonaro tomar posse como presidente da República, como a falsa pesquisa sobre os primeiros 150 dias de seu governo que estaria sendo divulgada no WhatsApp (de junho de 2019) e a suposta pesquisa eleitoral, mais uma vez, realizada pelo Paraná Pesquisas, que mostraria a vitória de Bolsonaro nas eleições de 2022 em todos os estados, em primeiro turno (de junho de 2020).

E assim como nestes casos, ao procurarmos pela lista de pesquisas Datafolha, nada encontramos sobre levantamentos feitos na data citada, em 10 de julho. Ao contrário disso, dentre as últimas divulgadas pelo instituto no seu site oficial, por exemplo, encontramos uma publicada em 26 de junho de 2020, que apontou que o governo Bolsonaro foi reprovado por 44% dos brasileiros entrevistados, alcançando, numericamente, o índice mais alto desde o início de sua gestão.

Inclusive, na página inicial do site, o Datafolha divulga um gráfico com todas as últimas pesquisas sobre a avaliação do governo feitas recentemente. Em nenhuma delas, aparece a tal aprovação recorde mencionada na publicação que está sendo compartilhada. E, por fim, ao procurarmos por pesquisas com esse índice “ótimo” de aprovação de Bolsonaro, nada encontramos, em nenhum instituto de pesquisas ou veículos de notícias confiáveis.

Resumindo: A publicação que dá conta de que a aprovação de Bolsonaro bateu recorde, segundo uma suposta pesquisa Datafolha, não é verdadeira. Não há registros de pesquisas recentes com alto índice de aprovação no Datafolha ou qualquer outro instituto de pesquisas. Ao contrário disso, os últimos levantamentos divulgados são desfavoráveis ao governo, isto é, de alto índice de reprovação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK