Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Apertar “confirma” durante tela “confira seu voto” na urna eletrônica anula voto #boato

Apertar “confirma” durante tela “confira seu voto” na urna eletrônica anula voto #boato

Apertar “confirma” durante tela “confira seu voto” na urna eletrônica anula voto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Armaram uma pegadinha na votação. Se você apertar “confirma” durante a tela “confira seu voto”, todo o voto será anulado.

Estamos chegando na semana final da campanha eleitoral do primeiro turno e fake news sobre o processo eleitoral em si começam a se espalhar. A mais nova que tivemos acesso aponta para uma suposta pegadinha da Justiça Eleitoral.

Mensagens acompanhadas de vídeos apontam que se as pessoas apertarem “confirma” durante a tela “confira seu voto”, todo o voto será anulado. Em alguns casos, é dito que se trata de uma estratégia para “anular votações”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: IMPORTANTE AO VOTAR PRESTAR ATENÇÃO AO DIGITAR VAI APARECER ESCRITO CONFIRA CONFIRA SEU VOTO.. MUITO CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR COM CONFIRMAR CONFIRMAR. SE AO APARECER CONFIRA CONFIRA E APERTAR ENTER OU OK  PERDERÁ SEU VOTO… MUITA ATENÇÃO

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Além disso, pagadinha na urna, após digitar o número, aparecerá mensagem no rodapé da urna pedindo “confira seu voto” não é “confirma seu voto” para confirmar tem que aguardar a mensagem confira, parar de piscar para poder confirmar, caso contrário o voto será anulado!

Apertar “confirma” durante tela “confira seu voto” na urna eletrônica anula voto?

Em tempos de fake news sobre urnas eletrônicas, a tese viralizou com força online (inclusive com tom conspiratório). Porém, a informação que aponta para a tal anulação é falsa.

O histórico de fake news sobre o assunto já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Não é de agora que informações falsas sobre “coisas” que anulam votos circulam por aí. Já desmentimos, por exemplo, que votar apenas para presidente anularia o voto e até que votar em Daniel Silveira anularia tudo.

Para além disso, a mensagem já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Ao buscar sobre a informação sobre “anulação” de votos, nada encontramos em fontes confiáveis. Ao contrário, foi possível ver que a tela em questão não tem qualquer relação com anulação.

Na realidade, a tela em questão é uma novidade das eleições de 2022. De acordo com esta matéria da TV Senado, a novidade serve para dar mais tempo para o eleitor revisar se está tudo correto. E sabe o que acontece se você apertar “confirma” enquanto estiver na tela “confira seu voto” (algo que dura 1 segundo)? Nada.

Na realidade, todas as teclas (não só o botão “confirma” como também o botão “corrige”) ficam bloqueadas durante a tela “confira seu voto”. Na simulação que fizemos no site do TSE (faça aqui, é bem divertido), a urna deu um som de erro e não foi possível confirmar. Um segundo depois, o “confirma” foi desbloqueado.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que apertar “confirma” durante a tela “confira seu voto” anula o voto. Trata-se de uma informação errada que está circulando com força na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso