Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Votar em Daniel Silveira anula o voto todo (inclusive em Bolsonaro) #boato

Votar em Daniel Silveira anula o voto todo (inclusive em Bolsonaro) #boato

Boato – Se o eleitor resolver votar em Daniel Silveira, todo o voto será anulado (inclusive em Bolsonaro). Isso acontece porque candidato ao Senado está inelegível.

Um dos casos mais curiosos das eleições de 2022 é do ex-deputado federal Daniel Silveira. Preso por conta de ameaças que fez a ministros do STF em 2021, ele foi condenado pela corte em abril de 2022, recebeu uma graça presidencial que o livrou da prisão, mas teve a candidatura ao Senado em 2022 indeferida pelo TRE-RJ.

Mesmo com a condenação e sem fundos para campanha, Daniel Silveira continua tentando a vaga pelo Senado do Rio de Janeiro. Como ainda cabe recurso na decisão, Daniel ainda tem o nome e número de candidato nas urnas. No meio desta história, um áudio começou a se espalhar entre bolsonaristas.

Um áudio de uma senhora aponta que as pessoas que votarem em Daniel Silveira terão todo o voto anulado. Em outras palavras, quem votasse em Daniel Silveira teria o voto para deputado estadual, deputado federal, governador e presidente (inclusive se o candidato for Bolsonaro) também anulados.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Em redes sociais, o áudio é acompanhado de mensagens como “Infelizmente Daniel Silveira está inelegível. Se vc votar nele cancelará todo o voto. ALÔ RIO DE JANEIRO !!!!!!!!!”. Leia a transcrição do arquivo:

Gente, outra coisa, o Daniel está inelegível mesmo. Ele perdeu no recurso então se nós votarmos nele, passa para os amigos de vocês, para os outros grupos que vocês tem, porque se então número dele na célula vai ser anulado voto todo. Aí é voto que Bolsonaro perde.

Não tem um ministro do STE que está indo na televisão, em rede nacional para avisar, Daniel Silveira está inelegível, não aceitamos o recurso o recurso impetrado, pelo advogado dele. Ele não é candidato.

Se votarem nele, o voto todo é anulado. Eles são não fazem, não tão fazendo isso, porque o que eles querem, que as pessoas não saibam. Votem em Daniel Silveira e todo os votos foram anulados. Passe para o grupo de vocês, passa para os amigos pensam os amigos de vocês passarem para os grupos, porque é isso que está acontecendo

Votar em Daniel Silveira anula o voto todo (inclusive em Bolsonaro)?

A história causou muita confusão em redes sociais e dividiu eleitores de Daniel Silveira e Bolsonaro. Porém, é falsa a informação que aponta que votar em Daniel Silveira anula todo o voto da pessoa.

Para que cheguemos à verdade, precisamos entender o caso. No momento, Daniel Silveira está com a candidatura impugnada TRE-RJ. No processo, é possível ver que ele teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Ao contrário de, por exemplo, Roberto Jefferson, que desistiu da candidatura ao ter o registro indeferido (Padre Kelmon assumiu o seu lugar), Daniel Silveira resolveu continuar com a candidatura e tentar um recurso em instância superior (o TSE) para que tenha o registro deferido.

Com isso, a situação é a seguinte: Daniel Silveira tem o nome nas urnas, mas todos os votos dele ficarão sub judice. Caso ele consiga o registro em recurso no TSE, os votos passarão a ser válidos. Caso a candidatura continue indeferida, os votos serão anulados. E aí chegamos ao ponto importante.

Em momento algum, a anulação de votos em Daniel Silveira acarretará em anulação dos outros votos por parte do eleitor. Não existe nenhuma regra que preveja isso e já desmentimos uma fake news muito parecida (que apontava que votar apenas para presidente anularia outros votos).

Aliado de Daniel Silveira, o deputado estadual Rodrigo Amorim também desmentiu a história: “ATENÇÃO TODOS, POR FAVOR, REPASSEM! Áudio MENTIROSO circulando pelos grupos, com a voz de uma idosa dizendo que Daniel Silveira 142 está inelegível e que votar nele anula toda a chapa inclusive o voto em @jairbolsonaro É MENTIRA! DANIEL SERÁ NOSSO SENADOR! CUIDADO COM BOATOS!”.

Resumindo: não procede a informação que aponta que votar em Daniel Silveira anula todos os votos da pessoa. Há, sim, risco do voto no próprio Daniel Silveira ser anulado (caso ele não consiga garantir o registro da candidatura em recurso). Porém, os outros votos da chapa não serão atingidos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso