Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Ancelmo Gois tenha escrito o texto Máfia Carioca, sobre Eduardo Paes

É falso que Ancelmo Gois tenha escrito o texto Máfia Carioca, sobre Eduardo Paes

Ancelmo Gois escreveu texto Máfia Carioca, sobre Eduardo Paes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Ancelmo Gois escreveu o texto Máfia Carioca, com acusações contra o prefeito Eduardo Paes.

Análise

Já há alguns está circulando na internet um texto com críticas pesadíssimas ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Com o título Máfia Carioca, o texto aponta que Paes seria “o maior mafioso da história do Rio de Janeiro” e deseja acusações.

O texto fala sobre supostas ações criminosas do prefeito na cidade e sua influência. Ao final, o texto tem a assinatura de Ancelmo Gois, jornalista do O Globo. Leia o texto que está viralizando na internet:

*Máfia Carioca* Castor de Andrade um dos bicheiros mais famosos, Eurico Miranda o poderoso chefão do Vasco ou Maninho Presidente de Escola de Samba, a nata mafiosa da cidade do Rio de Janeiro. Até vocês conhecerem a história de Eduardo da Costa Paes, o Dudu. O maior mafioso da história do Rio de Janeiro. Nunca nenhum personagem carioca teve tanto poder.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

O cara do Carnaval, patrono de todas as escolas de samba, apoiador das milícias no Rio e principalmente ligado na Zona Oeste onde começa sua carreira política, com mais de 10 milhões de dólares em empresas fora do Brasil, homem bomba do esquema de corrupção da Odebrecht ( O Nervosinho), dono de um grupo político gigante com vários vereadores e deputados e principalmente, Al Capone dentro do Ministério Público Judiciário no RIO.

Dito isto, chegamos agora num momento terrível onde a Máfia no Rio e o Poder estão concentrados num único grupo mafioso, o grupo do Eduardo Paes. O dinheiro acumulado com as obras superfaturadas das Olimpíadas e os contratos de rachadinha do BRT, VLT e Linha Amarela estão _FINANCIANDO_ A DITADURA DO DUDU . Com a mídia inteira comprada com mais de 250 milhões de verbas públicas jogadas aos cães selvagens da Globo, o Poderoso Chefão esta blindado.

Al Capone do Rio é maior ainda que os personagens que citamos, e seu projeto é dominar do Estado inteiro, ser Governador e deixar a prefeitura com seu tesoureiro Pedro Paulo. Seria uma Ditadura jamais vista, poder absoluto com Rei da política, Rei do Samba, REI DA Mídia, Rei da Judiciário e com muita grana pra gastar. Contra isso só mesmo se tiver os Intocáveis, grupo de paladinos que colocaram fim em Al Capone numa Chicago igual a Gotham City onde o Crime Compensa. Quem terá coragem? Ancelmo Góis *O GLOBO*

Checagem

O texto chama muita atenção, sem dúvida, principalmente pela assinatura dele. Por isso, vamos responder às seguintes questões na parte da checagem do conteúdo: 1) É verdade que o texto Máfia Carioca é de autoria de Ancelmo Gois? 2) Qual a origem do texto atribuído a Ancelmo Gois? 3) As acusações contra Eduardo Paes contidas no texto Máfia Carioca são reais?

É verdade que o texto Máfia Carioca é de autoria de Ancelmo Gois?

Não é verdade. O primeiro ponto que já nos causou desconfiança é o histórico de fake news de textos atribuídos a jornalistas famosos (o que não faltam são, por exemplo, atribuídos a Arnaldo Jabor). 

No caso de Ancelmo Gois, não foi difícil fazer a checagem. Primeiro, analisamos a lógica em Ancelmo Gois ter escrito o texto em questão. Logo vimos que o conteúdo não condiz com o estilo do jornalista. Depois disso, resolvemos buscar pelo texto sendo publicado no jornal O Globo. Como era de se imaginar, nada encontramos. Vale apontar que Ancelmo Gois só se pronuncia pelas páginas do jornal.

Qual a origem do texto atribuído a Ancelmo Gois?

Assim como tantas outras fake news, o texto em questão “brotou na internet” e apenas com o passar do tempo passou a ser atribuído ao jornalista Ancelmo Gois. Essa é mais uma prova de que se trata de um fake.

As acusações contra Eduardo Paes contidas no texto Máfia Carioca são reais?

É possível ver que são acusações gravíssimas. Porém, elas carecem do principal: provas. Chamar alguém de mafioso, despejar acusações (sendo que ele não teve nenhuma condenação sobre elas) e sair postando por aí é fácil. Neste sentido, podemos dizer (sendo bem condescendente) que não passam de boatos sem comprovação.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Ancelmo Gois tenha escrito no O Globo qualquer texto sobre máfia carioca ou com acusações contra Eduardo Paes. Trata-se de mais um texto anônimo que circulava na internet e que ganhou a autoria de alguém famoso para viralizar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)