Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Ancelmo Gois tenha escrito o texto Máfia Carioca, sobre Eduardo Paes

É falso que Ancelmo Gois tenha escrito o texto Máfia Carioca, sobre Eduardo Paes

Ancelmo Gois escreveu texto Máfia Carioca, sobre Eduardo Paes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Ancelmo Gois escreveu o texto Máfia Carioca, com acusações contra o prefeito Eduardo Paes.

Análise

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Já há alguns está circulando na internet um texto com críticas pesadíssimas ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Com o título Máfia Carioca, o texto aponta que Paes seria “o maior mafioso da história do Rio de Janeiro” e deseja acusações.

O texto fala sobre supostas ações criminosas do prefeito na cidade e sua influência. Ao final, o texto tem a assinatura de Ancelmo Gois, jornalista do O Globo. Leia o texto que está viralizando na internet:

*Máfia Carioca* Castor de Andrade um dos bicheiros mais famosos, Eurico Miranda o poderoso chefão do Vasco ou Maninho Presidente de Escola de Samba, a nata mafiosa da cidade do Rio de Janeiro. Até vocês conhecerem a história de Eduardo da Costa Paes, o Dudu. O maior mafioso da história do Rio de Janeiro. Nunca nenhum personagem carioca teve tanto poder.

O cara do Carnaval, patrono de todas as escolas de samba, apoiador das milícias no Rio e principalmente ligado na Zona Oeste onde começa sua carreira política, com mais de 10 milhões de dólares em empresas fora do Brasil, homem bomba do esquema de corrupção da Odebrecht ( O Nervosinho), dono de um grupo político gigante com vários vereadores e deputados e principalmente, Al Capone dentro do Ministério Público Judiciário no RIO.

Dito isto, chegamos agora num momento terrível onde a Máfia no Rio e o Poder estão concentrados num único grupo mafioso, o grupo do Eduardo Paes. O dinheiro acumulado com as obras superfaturadas das Olimpíadas e os contratos de rachadinha do BRT, VLT e Linha Amarela estão _FINANCIANDO_ A DITADURA DO DUDU . Com a mídia inteira comprada com mais de 250 milhões de verbas públicas jogadas aos cães selvagens da Globo, o Poderoso Chefão esta blindado.

Al Capone do Rio é maior ainda que os personagens que citamos, e seu projeto é dominar do Estado inteiro, ser Governador e deixar a prefeitura com seu tesoureiro Pedro Paulo. Seria uma Ditadura jamais vista, poder absoluto com Rei da política, Rei do Samba, REI DA Mídia, Rei da Judiciário e com muita grana pra gastar. Contra isso só mesmo se tiver os Intocáveis, grupo de paladinos que colocaram fim em Al Capone numa Chicago igual a Gotham City onde o Crime Compensa. Quem terá coragem? Ancelmo Góis *O GLOBO*

Checagem

O texto chama muita atenção, sem dúvida, principalmente pela assinatura dele. Por isso, vamos responder às seguintes questões na parte da checagem do conteúdo: 1) É verdade que o texto Máfia Carioca é de autoria de Ancelmo Gois? 2) Qual a origem do texto atribuído a Ancelmo Gois? 3) As acusações contra Eduardo Paes contidas no texto Máfia Carioca são reais?

É verdade que o texto Máfia Carioca é de autoria de Ancelmo Gois?

Não é verdade. O primeiro ponto que já nos causou desconfiança é o histórico de fake news de textos atribuídos a jornalistas famosos (o que não faltam são, por exemplo, atribuídos a Arnaldo Jabor). 

No caso de Ancelmo Gois, não foi difícil fazer a checagem. Primeiro, analisamos a lógica em Ancelmo Gois ter escrito o texto em questão. Logo vimos que o conteúdo não condiz com o estilo do jornalista. Depois disso, resolvemos buscar pelo texto sendo publicado no jornal O Globo. Como era de se imaginar, nada encontramos. Vale apontar que Ancelmo Gois só se pronuncia pelas páginas do jornal.

Qual a origem do texto atribuído a Ancelmo Gois?

Assim como tantas outras fake news, o texto em questão “brotou na internet” e apenas com o passar do tempo passou a ser atribuído ao jornalista Ancelmo Gois. Essa é mais uma prova de que se trata de um fake.

As acusações contra Eduardo Paes contidas no texto Máfia Carioca são reais?

É possível ver que são acusações gravíssimas. Porém, elas carecem do principal: provas. Chamar alguém de mafioso, despejar acusações (sendo que ele não teve nenhuma condenação sobre elas) e sair postando por aí é fácil. Neste sentido, podemos dizer (sendo bem condescendente) que não passam de boatos sem comprovação.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Ancelmo Gois tenha escrito no O Globo qualquer texto sobre máfia carioca ou com acusações contra Eduardo Paes. Trata-se de mais um texto anônimo que circulava na internet e que ganhou a autoria de alguém famoso para viralizar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)