Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Garcia faz texto sobre Bebianno, mídia, verbas publicitárias e Bolsonaro #boato

Alexandre Garcia faz texto sobre Bebianno, mídia, verbas publicitárias e Bolsonaro #boato

Boato – Jornalista Alexandre Garcia disse que mídia está agonizando por causa dos cortes de verba de Bolsonaro e que imprensa está do lado de Bebianno porque ele era informante.

Primeiro veio uma matéria da Folha falando sobre candidatos laranjas do PSL. Depois, Gustavo Bebianno (apontado como responsável pela distribuição de verbas para candidatos) discutiu com Carlos Bolsonaro, filho do presidente. Por fim, Bolsonaro (o pai) exonerou Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência. Mas calma que não acabou.

Em meio a uma crise instalada, surgiu uma informação que apontava que Alexandre Garcia teria feito um comentário falando que a mídia está agonizando por cortes de verbas e que Bebianno seria um informante da imprensa. Leia a mensagem (que se espalhou em comentários no Facebook, Twitter e posts de blogs).

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

Alexandre Garcia A GRANDE MÍDIA NO BRASIL QUER COLOCAR BIBIANO COMO UM COITADO, MAIS NA VERDADE, ELE É ACUSADO DE DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO. Alexandre Garcia – “A questão-chave é a seguinte: Jair Bolsonaro cortou as verbas publicitárias e a mídia está agonizando como um moribundo em seus últimos dias de vida.E para piorar ainda mais, os grandes grupos de comunicação perderam seu principal informante (Bibiano)”

Alexandre Garcia fez texto sobre Bebianno, mídia, verbas publicitárias e Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou com orgulho a informação atribuída ao jornalista recém-saído da Globo. Mas será mesmo que Alexandre Garcia escreveu o tal texto em defesa a Jair Bolsonaro? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O nome de Alexandre Garcia tem se destacado nas fake news da categoria “texto apócrifo na internet”. Só para citar dois exemplos: o caso da carta do “amigo americano ao brasileiro” e um texto sobre 31 de março (dia do golpe militar de 1964).

Além disso, a mensagem tem tantos erros de português (inclusive no nome de Bebianno, tratado como Bibiano) que dificilmente seria de um jornalista (ou de alguém da sua equipe). Isso sem falar que a colocação nada mais é do que uma acusação vazia.

Com isso, já ficamos desconfiados. A desconfiança virou certeza quando resolvemos pesquisar nos perfis do jornalista. Além de não termos encontrado o texto nas páginas de Alexandre Garcia, ele desmentiu a autoria. “Esse texto não é meu. Deve ser de algum falsificador que tem vergonha do nome que seus pais lhe deram. Se apropria do meu, para confessar sua falta de coragem”, disse.

Resumindo: a história que aponta que Alexandre Garcia fez um texto falando que o ex-ministro Gustavo Bebianno era um informante da mídia e que a imprensa está agonizando com os cortes de verba de Bolsonaro é falsa. O próprio jornalista negou que escreveu qualquer coisa do gênero e ainda xingou o autor da balela.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.