Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes vai deixar o Brasil junto com esposa #boato

Alexandre de Moraes vai deixar o Brasil junto com esposa #boato

Alexandre de Moraes vai deixar o Brasil junto com esposa hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Temendo o pior por causa do discurso do presidente Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes vai deixar o país nessa terça-feira junto com a esposa.

Como foi possível de se ver (e conforme o Boatos.org já havia adiantado, mesmo com protestos de quem gosta de ser enganado por fake news), as manifestações de 7 de setembro não tiveram intervenção militar, greve de caminhoneiros, 1 milhão de pessoas em Brasília, fim do Congresso e fim do STF. Só que, esgotadas as fake news sobre as manifestações, parece que tem gente já “partindo para outra”.

Depois que Bolsonaro fez um discurso com ataques diretos a Alexandre de Moraes, começou a circular na internet um print que seria de um veículo de mídia chamado “Brasil News” apontando que o ministro do STF havia sido aconselhado a deixar o Brasil e iria embora do país junto com a esposa. Leia o conteúdo do print da “notícia” e algumas mensagens que se suscederam:

Confira o desmentido em vídeo:

Print: Brasil News Moraes deve deixar país na madrugada dessa terça. Ministro foi aconselhado por amigos e sua equipe de segurança que temem o pior Forte esquema de segurança cercam ministro e esposa. Cercado por um forte esquema de segurança, o ministro Alexandre de Moraes do STF, e esposa foram escoltados na noite dessa segunda-feira 06, até a casa do também ministro Dias Toffoli de onde devem embarcar nessa.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “EXCLUSIVO!!!! Alexandre de Moraes, o Egg Head, foi aconselhado, por seus seguranças, a deixar o país. #FogeXandãoPCC” Versão 2: “URGENTE; UMA FONTE INFORMOU QUE ALEXANDRE DE MORAES PODE DEIXAR O PAÍS EM QUALQUER MOMENTO OU AINDA NESSA TERÇA FEIRA 07/09/2021. O MOTIVO SERIA A REUNIÃO DO CONSELHO DA REPUBLICA CONVOCADA AS PRESSAS POR @jairbolsonaro PARA AMANHÃ 08/09/2021 TEMA INTERVENÇÃO FEDERAL”

Alexandre de Moraes vai deixar o Brasil junto com esposa?

Graças ao discurso de Bolsonaro (que adora falar o que os fãs querem ouvir), simpatizantes do presidente começaram a espalhar o print e dar seus comentários em diversas redes sociais. Porém, o conteúdo que circula por aí não passa de uma fake news.

O primeiro motivo que nos leva a essa conclusão é relacionado ao caráter temporal. Apesar de o conteúdo ter ganhado força na internet após a bravata de Bolsonaro sobre “não respeitar decisão da Justiça”, ele já circulava antes das manifestações de 7 de setembro (na realidade, é um desdobramento de outro boato desmentido por aqui, sobre ministros irem para a Europa).

A prova de que o conteúdo não é tão novo assim é que ele apontava que Alexandre de Moraes iria embora do Brasil na “madrugada desta terça-feira”. Só que a “madrugada da terça” já passou e não há qualquer notícia em fontes confiáveis de que o ministro do STF teria ido embora do país. É importante citar (como citamos neste texto) que os ministros do STF já têm compromissos marcados. Já no dia 8, haverá uma sessão do Supremo em Plenário virtual.

Não bastasse isso, ao analisar a fonte da informação (o tal de Brazil News), não achamos nenhum veículo de mídia com esse nome. Para piorar, a foto utilizada no conteúdo, descrita como a ida de Alexandre de Moraes na casa de Dias Tofolli com muitos seguranças sequer é recente. Como aponta esse link do R7, a imagem é da sabatina de Alexandre de Moraes no Senado em 2017. Ou seja: não tem nada a ver com “fuga do país”.

Ou seja: a história surgiu com o crédito a um veículo de mídia que não existe, é referente a uma data pregressa, não está balizada em nenhuma fonte confiável e usa uma foto que nada tem a ver com o tema. Já dá para falar que a informação é falsa.

Resumindo: não é verdade que o ministro do STF Alexandre de Moraes vai deixar o Brasil por causa do discurso de Bolsonaro. Trata-se de uma fake news que, mesmo com “validade vencida”, está sendo compartilhada por fãs do presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: