Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes manda PM resgatar general Mauro Cid em QG do Exército #boato

Alexandre de Moraes manda PM resgatar general Mauro Cid em QG do Exército #boato

Alexandre de Moraes manda PM resgatar general Mauro Cid em QG do Exército, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de o Exército resgatar Mauro Cid, Alexandre de Moraes mandou a PM entrar no QG. Porém, o Exército não deixou o general ser resgatado.

Hoje, vamos falar de mais um exemplo de como algumas narrativas falsas se utilizam de diversas fake news para se sustentar. A mais nova aponta para uma “suíte” do que teria ocorrido com Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro preso pela Polícia Federal.

Outro dia, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que apontava que o Exército havia realizado uma invasão à Polícia Federal para “resgatar” Mauro Cid. Hoje, a história teve uma continuação.

Um vídeo de um homem próximo ao QG do Exército em Brasília está circulando junto com a mensagem apontava que Alexandre de Moraes havia mandado a Polícia Militar invadir o local e foi impedida pelo Exército. Leia a mensagem que está circulando online e a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Texto: Essa madrugada em Brasília foi fogo! Alexandre de Moraes, manda Polícia Militar invadir quartel general em Brasília, pra buscar o general que foi resgatado pelo Exército. O Exército não permitiu. A confusão está feita. Está semana ou prendem os bandidos ou vão nos prender.

Transcrição: Olha lá. Céu. Quero ver a polícia entrar aqui. Quero ver Meu irmão, o exército está falando que não vai abrir pra polícia entrar, véi. Estão botando tanque de guerra lá, oh. E a polícia está querendo entrar e o exército falou que não abre Olha a merda do tamanho. Ó o tamanho da merda agora. QG de Brasília, agora, agora, agora Lá na frente olha as luzinha. Polícia Militar querendo invadir.

 O exército fez o cordão de isolamento e não deixa eles entrarem tá bom? Olha aí, QG de Brasília agora, as coisas estão acontecendo, as coisas estão acontecendo minuto a minuto. Polícia Militar tentando invadir e não pode. Polícia Militar tentando invadir, não pode pé já está dando recado. A polícia do exército está dando um recado. Polícia do exército nos protegendo, está bom

Alexandre de Moraes manda PM resgatar general Mauro Cid em QG do Exército?

O que não faltou foi gente compartilhando a história a torto e a direito na internet. Porém, é falso que Alexandre de Moraes teria mandado a PM resgatar Mauro Cid do QG do Exército e havia sido impedida.

Assim como falamos no texto que desmentimos a informação falsa de que o Exército havia “invadido a PF” para resgatar Mauro Cid, a narrativa que está se espalhando é totalmente fora da realidade (coisa de lunático).

A mensagem também não ajuda. Como uma “boa fake news”, ela tem características de boatos como o caráter vago, o tom extremamente alarmista, os erros de português e a falta da citação de fontes confiáveis.

Além disso, é falso que a ida de Mauro Cid para a carceragem da Polícia Federal tenha algo a ver com “resgate do Exército”. Por ser militar, a lei prevê que ele fique preso no quartel do Exército. Como a própria Justiça determinou isso, a chance de Alexandre de Moraes ter “voltado atrás” é ínfima.

As chances viram realidade ao descobrirmos que não há qualquer ordem por parte do ministro do STF para que Mauro Cid seja preso em outro lugar pela PM. Também não há qualquer decisão que aponta para um “habeas corpus” para o Coronel Cid (que, na realidade, agora é general).

E o vídeo acaba por jogar por terra a fake news. Ele é, na realidade, da madrugada do dia 9 de janeiro (um dia após os atos golpistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília). Há até uma postagem que foi feita nesta data no Twitter.  

Resumindo: é falso que Alexandre de Moraes ordenou que a PM invadisse o STF para “resgatar” Mauro Cid e que o Exército não deixou. O vídeo em questão é antigo e não há qualquer ordem do ministro do STF neste sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm