Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes é atacado por “pênis voador” em palestra nos EUA #boato

Alexandre de Moraes é atacado por “pênis voador” em palestra nos EUA #boato

Alexandre de Moraes é atacado por pênis voador em palestra nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante palestra nos Estados Unidos, o ministro do STF Alexandre de Moraes teve que ser retirado às pressas por conta de um ataque com “pênis voador” controlado por drone. Vídeo mostra tudo.

A ida de ministros do STF aos Estados Unidos está causando uma série de polêmicas. Entre protestos de manifestantes pró-Bolsonaro com ofensas contra magistrados, um vídeo está se espalhando com força na internet.

Nas imagens (que não serão exibidas aqui), um homem discursa em uma sala até que um drone com pênis de borracha adentra o ambiente. Há uma confusão e um homem dá um tapa derrubando o item.

Junto ao vídeo, há mensagens apontando que o protesto se deu durante uma fala de Alexandre de Moraes nos Estados Unidos e que autores seriam bolsonaristas. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Nova York! Bom dia pra vc que teve que abandonar a reunião quando apareceu um pinto (sim! Um PINTO!) voador! Eu tô passando mal! Versão 2: EUA isso sim é liberdade expressão kkkk… manda prender aí Xandão kkk. Pica voadora no cabeça de ovo! Versão 3: Alexandre de Moraes abandona reunião de urgência após bolsonarista enviar pica voadora Versão: A pika voadora para Alexandre de Morais nos Estados Unidos

 Alexandre de Moraes foi atacado por pênis voador em palestra nos EUA?

O vídeo (que é um tanto quando engraçado) arrancou gargalhadas de “patriotas” internet afora. Apesar disso, a informação que aponta que se tratou de um protesto contra Alexandre de Moraes nos Estados Unidos é falsa. O vídeo não tem qualquer relação com o ministro do STF.

As mensagens já não ajudam. Elas têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a realidade.

Além disso, não é de hoje que vídeos são retirados de contexto para descrever supostas ações contra ministros do STF. Já desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam para ameaças de Alexandre de Moraes ao STF e que apontava que Luís Roberto Barroso havia decidido apoiar Bolsonaro.

No caso de hoje, ocorreu o mesmo. O vídeo, na realidade, não tem qualquer relação com Alexandre de Moraes. Na realidade, ele foi gravado na Rússia em 2008 e se tratava de um protesto contra a homofobia no país. A pessoa que estava discursando era o enxadrista Gary Kasparov.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que bolsonaristas realizaram um protesto contra Alexandre de Moraes com “pênis voadores”. O vídeo em questão é de 2008, foi gravado na Rússia e não há qualquer incidente similar com o presidente do TSE.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: