Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há provas de que aeronaves estejam sendo impedidas de abastecer pelo governo no Rio Grande do Sul

Não há provas de que aeronaves estejam sendo impedidas de abastecer pelo governo no Rio Grande do Sul

Aeronaves estão sendo impedidas de abastecer pelo governo no Rio Grande do Sul, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Aeronaves particulares são impedidas de abastecer pelo governo no Rio Grande do Sul. Vídeo é a prova disso.

  Análise

De caminhões com doações impedidos de entrar no Rio Grande do Sul a jet skis escondidos para não serem utilizados nos resgates, as versões e (sub) versões das fake news sobre as enchentes no estado gaúcho tornaram a tragédia ainda mais caótica, atrapalhando esforços de resgate e ajuda à população atingida. E de acordo com um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais, as aeronaves estão sendo impedidas de abastecer pelo governo.

Nas imagens, um sujeito afirma que aeronaves particulares carregadas com donativos para o Rio Grande do Sul não foram autorizadas a abastecer. Junto ao vídeo, mensagens indignadas também indicam que somente as aeronaves do governo estão autorizadas. Leia o que diz as mensagens:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: Você não está entendendo o que está acontecendo. No Rio Grande do Sul não estão autorizando aeronaves particulares abastecer para distribuir ajuda, levar medicamentos, comida, água … Versão 2: Olha o que estão fazendo com as aeronaves civis com ajuda dizem que só podem abastecer as do governo

Checagem

O vídeo repercutiu e causou polêmica nas redes sociais, além de diversas acusações contra o governo. Mas, a verdade é que a história não passa de balela e vamos explicar respondendo três questões: 1) Qual é o contexto da história que está sendo utilizada como prova? 2) O vídeo prova que aeronaves estão sendo impedidas de abastecer pelo governo no Rio Grande do Sul? 3) Há algum outro relato de aeronaves que estão sendo impedidas de abastecer no RS?

Qual é o contexto da história que está sendo utilizada como prova?

Pois bem, o vídeo é fruto de uma série de stories de um parlamentar de Minas Gerais, que também é piloto, e está colaborando como voluntário na região. No dia em questão, o deputado gravou diversos stories reclamando que foi o último a abastecer e que não havia recebido autorização.

O vídeo prova que aeronaves estão sendo impedidas de abastecer pelo governo no Rio Grande do Sul?

Não prova. Na verdade, as próprias publicações posteriores do deputado nas redes sociais mostram o contrário. Isso porque, ele já está voando e segue realizando as missões humanitárias no Rio Grande do Sul. O que nos leva a acreditar que se trata de um problema pontual que, ao que tudo indica, já foi solucionado.

Há algum outro relato de aeronaves que estão sendo impedidas de abastecer no RS?

Não, em uma busca em canais de comunicação confiáveis, não encontramos nada sobre o assunto. Inclusive, nos relatórios operacionais do Ministério de Portos e Aeroportos sobre as ações de apoio aos atingidos pelas enchentes, não há nenhuma informação sobre a suspensão de abastecimentos.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Aeronaves particulares não estão sendo impedidas de abastecer pelo governo no Rio Grande do Sul. O caso citado no vídeo é fruto de uma situação pontual que já foi resolvida. Ou seja: boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm