Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jet skis não foram escondidos por bombeiros nas enchentes no Rio Grande do Sul

Jet skis não foram escondidos por bombeiros nas enchentes no Rio Grande do Sul

Bombeiros do Rio Grande do Sul escondem jet skis e não os usam em resgates nas enchentes, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Bombeiros do Rio Grande do Sul esconderam jet skis e não estão usando os veículos nos resgates

Análise

As enchentes no Rio Grande do Sul se tornaram uma das maiores tragédias ambientais no Brasil. Mesmo com a situação caótica, as chuvas voltaram a cair e elevaram, novamente, os níveis dos rios. Os voluntários trabalham incessantemente para ajudar nos resgates e outras necessidades dos desabrigados. E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, os bombeiros resolveram esconder jet skis, prejudicando o trabalho de resgate.

Segundo uma publicação, moradores flagraram 10 jet skis amarrados em um caminhão dos Bombeiros. As publicações também destacam que a gravação dos moradores gerou um conflito e que eles quase foram agredidos pelos Bombeiros. Ainda segundo a história, um membro da corporação dos Bombeiros falou que os jet skis não podem ser usados em águas sujas, porque os veículos são destinados ao uso no mar e em lagos com águas limpas. Confira:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: “BOMBEIROS SÃO FLAGRADOS ESCONDENDO JETSKI NO RIO GRANDE DO SUL. Bombeiros recolhem jetski para não estragar o veículo enquanto os civis usam seus jetski particulares para salvar as vítimas”. Versão 2: “Explica o caminhão com 10 jet ski, dos bombeiros, que quando uma pessoa questionou se não iria para resgate, além de quase apanhar do bombeiro, disse que não era para isso?  Só não bateu na pessoa pq estava sendo filmado!”. Versão 3: “Os próprios bombeiros que guardaram um caminhão de jet-ski trazidopela população?”.

Versão 4: “Os bombeiros tinham tudo isso de jet ski o tempo todo. A SECOM informou q os bombeiros não estavam conseguindo retirar as motos-aquáticas “porque a água impedia o acesso de um caminhão-prancha”. Obs: Eles poderiam ter sido retirados “no braço” O intuito sempre foi matar pessoas”. Versão 5: “A turma do surfe é a população podem usar os jet-ski no salvamento e o bombeiros com eles guardados. Muito bom ver o desabafo do Chumbo e do William”. Versão 6: “Entendi direito? Vocês montaram uma “MINI OFICINA” para arrumar jet ski?!  Enquanto os bombeiros não querem “ESTRAGAR” os deles?!  E ninguém prestou nem para fornecer alguma luz para vcs? Tão fazendo isso assim? Com luz do celular? Merecem uma medalha”.

Checagem

A mensagem causou muita polêmica em redes sociais e diversas acusações contra o governo. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Os bombeiros do Rio Grande do Sul estão escondendo jet skis para não usar em resgates? 2) Os bombeiros do Rio Grande do Sul não estão fazendo resgates com jet skis? 3) O Corpo de Bombeiros disse que não usa jet ski na água suja?

Os bombeiros do Rio Grande do Sul estão escondendo jet skis para não usar em resgates?

Não. O caso tem uma explicação bastante simples. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), o vídeo mostra oito jet skis amarrados em um veículo do Corpo de Bombeiros, no município de Nova Santa Rita (RS). Segundo os Bombeiros, os jet skis se encontravam naquela situação, porque seriam deslocados para auxiliar nos resgates em outros municípios do Rio Grande do Sul. Leia o que foi dito:

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) esclarece, a respeito de um vídeo que circula nas redes sociais sobre oito motos aquáticas que estavam no município de Nova Santa Rita, que parte das mesmas já tinham sido utilizadas nos últimos dias em resgates no Vale do Taquari e estavam sendo deslocadas para ações na Metade Sul do Estado, enquanto a outra parte foi acionada para substituir as que tiveram problemas mecânicos durante os salvamentos na região metropolitana.

O CBMRS destaca que a prioridade segue sendo o resgate das pessoas e vem trabalhando para contar com toda a sua estrutura à disposição, sempre que possível. Desde o início deste trágico episódio, o Corpo de Bombeiros Militar conta com 113 embarcações trabalhando diuturnamente.

Os bombeiros do Rio Grande do Sul não estão fazendo resgates com jet skis?

Mentira. O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul está, sim, utilizando jet skis nos resgates de pessoas que acabaram ilhadas durante as enchentes no estado. Na página oficial do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, no Instagram, é possível ver os bombeiros realizando diversos resgates com os jet skis da corporação.

Entretanto, é preciso ressaltar que os jet skis não são usados em todas as situações. Os veículos aquáticos estão sendo utilizados em resgates em regiões de difícil acesso e quando o número de pessoas a serem resgatadas é pequeno. Até porque o tamanho do jet ski não comporta muitas pessoas. Em outras situações, a utilização de botes e barcos é a mais indicada.

O Corpo de Bombeiros disse que não usa jet ski na água suja?

Não. Após o vídeo começar a circular nas redes sociais, o site de checagem Lupa desmentiu a informação. Segundo a Lupa, o homem que aparece no vídeo é um militar da reserva e não está envolvido nas ações de planejamento do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a Lupa, o próprio Corpo de Bombeiros explicou que os jet skis estão sendo usados desde o início das enchentes

O homem que aparece no vídeo não fala em nome da corporação. Em nota à Agência Lupa, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul informou que ele é um militar da reserva e “não tem relação com as ações de planejamento da corporação”. Segundo a instituição, todos os recursos e equipamentos disponíveis para resgate, incluindo motos aquáticas, estão em uso. A corporação negou que estaria deixando de usar os itens pela possibilidade de avarias.

Conclusão

Fake news ❌

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul não está escondendo jet skis para não usá-los nos resgates das enchentes. Desde o início da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros está usando jet skis para realizar o resgate de pessoas que acabaram ilhadas. Os veículos aquáticos estão sendo usados, principalmente, para resgatar pessoas em regiões de difícil acesso. Ou seja: a acusação não procede.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).