Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Adélio Bispo é flagrado com Lula, Dilma, Gleisi, Boulos e Marinho em foto #boato

Adélio Bispo é flagrado com Lula, Dilma, Gleisi, Boulos e Marinho em foto #boato

Boato – Adélio Bispo de Oliveira, homem que esfaqueou Bolsonaro, aparece em foto com Lula, Dilma, Gleisi Hoffmann, Guilherme Boulos e Luiz Marinho.

Já se passaram algumas semanas desde o atentado contra Jair Bolsonaro. Enquanto o candidato à Presidência da República pelo PSL se recupera dos ferimentos que quase tiraram a sua vida, as investigações sobre o crime prosseguem. Em meio a muita desinformação (de um lado e de outro) sobre o assunto, uma imagem está viralizando na internet.

A foto mostra Adélio Bispo de Oliveira junto com, segundo a mensagem, “a quadrilha toda”. Na foto, estariam (além de Adélio Bispo de Oliveira) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato à Presidência da República Guilherme Boulos (PSOL), o candidato do PT ao governo de São Paulo, Luiz Marinho, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. “Olha o Adélio de braços dados com a quadrilha. Alguém tem dúvida de quem é o mandante.!”, diz a mensagem

Adélio Bispo foi flagrado com Lula, Dilma, Gleisi, Boulos e Marinho em foto?

A tal foto circulou muito pelos “WhatsApp da vida” (já está circulando há algumas semanas, por sinal). Mas será mesmo que se trata de Adélio Bispo de Oliveira na foto com Lula, Dilma, Gleisi e Boulos? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Desde que Bolsonaro sofreu o ataque de Adélio Bispo de Oliveira, o que não faltou na internet foi imagem tentando ligá-lo a políticos. De foto falsa sobre o assunto, teve a imagem dele com Lula (que não desmentimos aqui por falta de tempo, mas é montagem), a foto dele com Lula e Gleisi (montagem desmentida aqui) e a dele com Gleisi (na qual não é ele). Ou seja, quando vimos essa foto já ficamos desconfiados.

Junte isso ao fato de que a mensagem que circula online tem as principais características de um boato. Ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis (só faltou o pedido de compartilhamento para fechar o pacote) e que não há nenhuma matéria em fontes confiáveis que fale do assunto e já dá para ficar mais desconfiado ainda.

Com dois motivos para desconfiarmos, fomos atrás da origem das imagens e descobrimos que a pessoa da foto não é Adélio Bispo de Oliveira. Trata-se de João Paulo Rodrigues, líder do MST. A foto foi tirada em 06 de abril de 2018, um pouco antes do ex-presidente Lula se entregar para ser preso pela Polícia Federal. Essa matéria do G1 explica detalhes sobre a imagem.

Resumindo: assim como em outros casos, a história que aponta que Adélio Bispo de Oliveira foi fotografado junto com Lula, Dilma, Gleisi, Marinho e Boulos é falsa. A pessoa da foto é João Paulo Rodrigues e esse é mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.