Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo que está circulando na internet não é de tornado e tufão nas Filipinas hoje

Vídeo que está circulando na internet não é de tornado e tufão nas Filipinas hoje

Vídeo mostra tornado e tufão nas Filipinas hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeos assustadores mostram tornado e tufão nas Filipinas que teriam ocorrido hoje. 

  Análise

Nos últimos dias, diversos locais do mundo (incluindo o Brasil) estão sendo atingidos por tragédias. Neste contexto, um vídeo atribuído às Filipinas está circulando na internet.

Uma série de imagens horrendas está circulando junto com mensagens que apontam que seriam das Filipinas. “Filipinas … Hoje !!!!! 😨😨😨😨😭😭😭😱😱”, “Filipinas … Hoje !!!!! 😨😨😨😨😭😭😭😱😱JESUS ESTÁ  VOLTANDO.😭😭😭😭😭😭SE PREPARE IGREJA. /OLHEM OS SINAIS” e “ #FILIPINAS ESTÁ SENDO DESTRUÍDA POR TORNADOS. VENDAVAIS E CHUVAS FORTES”, dizem mensagens. Assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Um registro importante: além de as mensagens terem algumas características de fake news como o tom alarmista, erros de português e falta de citação de fontes confiáveis, o mesmo vídeo foi utilizado em outra fake news não faz muito tempo: as imagens eram atribuídas às chuvas no Rio Grande do Sul.

Checagem

Já temos um spoiler de que estamos diante de uma fake news, mas vamos seguir o nosso ritual e responder às três questões que sempre respondemos. 1) É verdade que o vídeo em questão tem imagens das Filipinas? 2) De onde são as imagens que estão circulando na internet? 3) Como está a situação nas Filipinas?

É verdade que o vídeo em questão tem imagens das Filipinas?

Não são. Como mencionamos, as imagens foram utilizadas em outra fake news (sobre o Rio Grande do Sul). Na publicação, apontamos que os vídeos retratam situações diferentes. Nenhuma delas é, exatamente, de 2023.

De onde são as imagens que estão circulando na internet?

Não conseguimos saber a origem de todas as imagens porque algumas são retratadas em diversas situações diferentes. Não é o caso da primeira, que confirmamos que ocorreu na cidade de Andover (EUA) em 2022. A segunda é de um tufão que passou pela China em 2017. As últimas são de registros feitos na China a partir de 2018, mas não temos a origem do vídeo.

Como está a situação nas Filipinas?

Há cerca de três semanas, o Tufão Saola atingiu o país. Dados desta matéria apontam para um grande prejuízo material, mas não fala em mortos e feridos. Desde então, não há notícias de mais alguma fenômeno climático na região.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que as imagens que estejam circulando na internet sejam de um tufão nas Filipinas. Trata-se da mistura de uma série de outras imagens que não têm relação com o que ocorreu no país asiático recentemente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm