Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeos que mostram tornado e ciclone não foram gravados no Rio de Grande do Sul e mídia não está escondendo enchentes

Vídeos que mostram tornado e ciclone não foram gravados no Rio de Grande do Sul e mídia não está escondendo enchentes

Vídeo mostra tornado e ciclone no Rio Grande do Sul e mídia não está divulgando, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – A mídia não está divulgando imagens de tornado e ciclone no Rio Grande do Sul, que pede socorro

  Análise

A questão das enchentes no Rio Grande do Sul está trazendo diversas fake news na internet. A última que vimos aponta para imagens de um suposto ciclone (ou furacão) e de um super tornado que teriam ocorrido no estado.

Junto às imagens, há um comentário de um sujeito com viés político que está “criticando” a turma “do L” e tentando relacionar as tragédias ao governo. “Por que as mídia não tá divulgando. Rio Grande do Sul pede socorro”, diz a legenda do vídeo, viral no TikTok. Assista e leia a transcrição:

aê. É, pessoal, a vida dos gaúcho é complicado, Rio Grande do Sul precisa de ajuda. Agora que eu não consigo entender porque a mídia não tá divulgando, gente. A mídia não tá divulgando a situação. Gente, muita gente desabrigada Muita gente desaparecida ainda. Já teve pessoas certo que já sabe que eu não posso falar aquele negócio que já passou pra outra. Eu não posso falar que nem o vídeo cai. Certo? E a mídia não está divulgando

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Enquanto isso, aqueles pessoal do Hélio do Amor tá viajando. Ah, na Índia vai voltar só segunda-feira e a situação tá aqui, o problema tá aqui. Certo? O Nordeste precisa de ajuda. Agora, Rio Grande do Sul precisa de ajuda Na verdade, gente, eu não sei o que tá acontecendo. Esse ano, quando esse pessoal do gente, o país tá num local só. Ó o condomínio tá lá embaixo, tá tudo ruim, agora vem um problema aí do Rio Grande do Sul. Os gaúcho seu povo

@joao.pires.ofic♬ The Champion – Lux-Inspira

Checagem

Na parte da checagem, nós vamos responder a algumas questões. Uma delas é se os vídeos do ciclone e do tornado são do Rio Grande do Sul. A segunda é de onde são os vídeos do ciclone e do tornado. A terceira é se a mídia está escondendo a situação do Rio Grande do Sul e se Lula tem culpa do que ocorreu.

Os vídeos do ciclone e do tornado são do Rio Grande do Sul?

Não são. Algumas placas com caracteres chineses já nos deixaram desconfiados da veracidade da informação. Isso somado ao caso da mídia não mostrar (que neste caso denota que o vídeo não é do Brasil) nos fez buscar pela origem do vídeo. Não demorou muito para encontrarmos um vídeo idêntico sendo atribuído ao tufão e tornado que passou em Fujian na China em setembro deste ano.

@atk.55Most intense Typhoon and Tornado savaging through Fujian China Sep 2023.  Worst in over a 100 years. Just listen to the wind screaming.♬ original sound  – ATK

De onde são os vídeos do ciclone e do tornado?

Apesar disso, é falso que as imagens também sejam do tornado de setembro de 2023 na China. Na verdade, a conta chinesa (que foi copiada pela brasileira) juntou diversos clipes de desastres naturais e colocou como se fosse uma só situação.

Uma das imagens, por exemplo, que mostra ventos fortes arrastando árvores em uma cidade, tem referências de outro tufão na China (este em julho de 2023). Não é possível saber se o vídeo é dessa situação específica.

A imagem do tornado (que é que mais impressionante) tem a autoria confirmada. O vídeo é, na realidade, de um tornado que passou pelo cidade de Andover, no Kansas, em 2022. Curiosidade: as imagens foram feitas com o auxílio de um drone.

A mídia está escondendo a situação do Rio Grande do Sul e se Lula tem culpa do que ocorreu?

Não há provas disso. Primeiro, porque a mídia está fazendo uma cobertura intensa das enchentes que causou diversas mortes no Rio Grande do Sul. Tudo que era para ser dito e mostrado foi feito (inclusive, fake news estão sendo desmentidas). Quanto a Lula, há críticas por ele ter deixado de ir ao Rio Grande do Sul. Porém, isso não significa que ele tenha culpa pelo que ocorreu.

Conclusão

Fake news ❌

As críticas que constam no vídeo não têm lá muito fundamento e os vídeos que viralizaram no TikTok não foram gravados no Rio Grande do Sul. São de outras situações. Isso não diminui a questão da tragédia no estado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm