Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Barragem da Belo Monte acaba de se romper, mostra vídeo #boato

Barragem da Belo Monte acaba de se romper, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra o rompimento da barragem de Belo Monte em 2019. Na filmagem, funcionários se abrigam em pontos altos para não correrem riscos.

É sempre assim. Após uma tragédia que causa comoção nacional, a opinião pública se volta ao problema que causou o desastre. Em 2019, é possível de se ver esse movimento após o desastre de Brumadinho. O grande problema disso é que nem sempre os alarmes são reais. É o caso da história de hoje.

Circula na internet um vídeo que seria da barragem da usina hidrelétrica de Belo Monte se rompendo. De acordo com informações que circulam com o vídeo, o caso ocorreu recentemente e é o anúncio de uma tragédia. Leia mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Bom dia! Notícia URGENTE…. Usina de Belo monte, barragem da sinal querendo se romper, muitos trabalhadores correm para se abrigar em pontos mas altos Versão 2: Notícia em primeira mão usina de Belo monte, barragem da sinal de rompimentos trabalhadores correm p si abriga em pontos mas altos. Versão 3: Outra Barragem Estourando..Belo Monte A Mídia Nada a Declarar.. As Pessoas vão Evadir o Local. E os Animais??? Ninguém Aguenta essa Carnificina Produzida pela Ganância..

Vídeo mostra rompimento da barragem da Belo Monte?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Muita gente ficou indignada. Outras tantas pessoas ficaram aflitas. Mas será mesmo que essa informação de rompimento da barragem de Belo Monte é real? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo.

De cara, a mensagem já nos deixa desconfiados por dois motivos. O primeiro é a característica da mensagem (que segue aquela velha fórmula da boataria mensagem alarmante + vídeo impactante): ela é vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. O segundo é que um caso como esse seria muito noticiado. Mas ao buscar sobre o assunto, nada encontramos.

Aliás, até encontramos algo a respeito: desmentidos da história. Quando esse e outros boatos sobre o rompimento da barragem de Belo Monte começaram a circular na web, a Norte Energia veio a público desmentir a história por trás do vídeo. Leia nota e veja detalhes aqui e aqui:

A Norte Energia vem a público prestar esclarecimentos acerca da segurança das barragens e diques da UHE Belo Monte frente a vídeos que têm circulado de maneira criminosa nas redes sociais, induzindo na opinião pública o temor pela segurança destas estruturas. […]

A Norte Energia reafirma que está à disposição da população para prestar informações e esclarecimentos a respeito, por meio de seus canais de comunicação, pelo telefone 0800 091 2810, e Plantões Sociais, nos RUCs Jatobá e Laranjeiras, em Altamira. Finalizando, a Empresa reafirma o seu repúdio pela prática criminosa de pessoas ao tentarem criar ambiente de pânico junto à população.

Mas e o vídeo? Ao buscar mais detalhes sobre ele, descobrimos que não é recente e tampouco foi feito na barragem de Belo Monte. De acordo com a Defesa Civil de Rondônia, o vídeo é de 2015 e foi gravado por trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Jirau. Essa matéria do G1 da época falou sobre o assunto.

Resumindo: a história que aponta que a usina de Belo Monte acabou de se romper é falsa. O vídeo é antigo, não é de Belo Monte e a administradora da usina hidrelétrica disse que está tudo sob controle (pelo menos até segunda ordem).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.