Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo de explosão no Porto de Beirute está sendo falsamente atribuído a ataque contra navios britânicos na Ucrânia

Vídeo de explosão no Porto de Beirute está sendo falsamente atribuído a ataque contra navios britânicos na Ucrânia

Vídeo mostra navios britânicos sendo atacados por mísseis russos na Ucrânia, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra navios britânicos sendo atingidos por míssil russo na Ucrânia. Embarcações estavam levando explosivos para a Ucrânia.

  Análise

Em agosto de 2023, um ano e meio após o início do conflito na Ucrânia, tem circulado na internet um vídeo do que seria um “grande ataque” a navios britânicos por parte das forças da Rússia.

No vídeo, uma explosão estrondosa é mostrada por diversos ângulos. Junto ao vídeo, há a descrição de que se trata de um ataque de míssil da Rússia a navios britânicos que estavam levando armas para a Ucrânia em Odessa. Leia a mensagem que está circulando na internet:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

2 NAVIOS BRITÂNICOS QUE ESTAVAM LEVANDO EXPLOSIVOS PARA A UCRÂNIA, FORAM ATINGIDOS POR 4 MÍSSES RUSSOS, EM ODESSA, UCRÂNIA. REPARE A ONDA DE CHOQUE DO AR

Os fatores “características da mensagem” e histórico de boatos similares já nos deixaram desconfiados da veracidade da informação. O texto que viralizou tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Além disso, não é incomum que vídeos falsamente atribuídos à Ucrânia circulem na internet. Outro dia, desmentimos um vídeo atribuído a formigas que teriam carregado a “imagem de Jesus” na Ucrânia.

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo em questão foi gravado mesmo na Ucrânia? 2) Qual é a origem do vídeo da explosão? 3) A Rússia bombardeou navios britânicos que estavam levando armamento para a Ucrânia?

Checagem

O vídeo da explosão foi gravado mesmo na Ucrânia?

Não foi. A primeira coisa que resolvemos fazer foi observar o vídeo em questão. Logo descobrimos uma bandeira do Líbano e também pessoas falando em um idioma que não era ucraniano ou russo. Ao fazer a busca reversa, vimos que o vídeo é de outra ocasião.

Qual é a origem do vídeo da explosão?

Na realidade, o vídeo é de uma explosão que ocorreu no Porto de Beirute em 2020. A explosão foi muito noticiada pela mídia na época e o vídeo pode ser encontrado na internet. Abaixo, há um dos vídeos da Sky News relatando o ocorrido:

A Rússia bombardeou navios britânicos que estavam levando armamento para a Ucrânia?

Não. Não há qualquer referência de que tenha sido feito tal bombardeio de navios britânicos na Ucrânia. Além disso, um ataque a navios de um país da Otan (mesmo que em solo ucraniano) causaria um conflito que, com certeza, a Rússia quer evitar.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet seja de um navio britânico atacado na Ucrânia. O vídeo é de outra situação e não tem qualquer relação com o conflito no Leste Europeu.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm