Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo de formigas que circula na internet não é da Ucrânia e foi fruto de montagem

Vídeo de formigas que circula na internet não é da Ucrânia e foi fruto de montagem

Formigas carregaram imagem de Jesus Cristo de casa bombardeada na Ucrânia, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra formigas carregando a imagem de Jesus Cristo em uma casa que foi bombardeada na Ucrânia.

  Introdução

A guerra na Ucrânia já dura quase um ano e meio e, pelo que tudo indica, não há qualquer previsão de que ela pareça estar próxima de seu final. E, infelizmente, notícias falsas relacionadas ao conflito continuam a circular. A mais nova delas aponta para um “milagre” que teria ocorrido na cidade de “Makiejewice”.

Um vídeo de formigas carregando o que seria uma imagem de Jesus Cristo está circulando junto com uma mensagem que aponta que elas estavam carregando o pedaço de foto de uma casa que havia sido bombardeada. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Inacreditável – de uma casa bombardiada em Makiejewice na Ucrânia, onde morreram todos os habitantes, as formigas carregam a estampa de Cristo Crucificado.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

  Análise

Vimos o conteúdo se espalhar pelas principais redes sociais (como Twitter e Facebook). Vimos, também, a história ser compartilhada em aplicativos de mensagem como o WhatsApp. Assim como uma “fake news clássica”, a mensagem tem características de boatos como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo que mostra formigas carregando a imagem de Jesus Cristo é real? 2) O vídeo que mostra as formigas carregando algo foi gravado na Ucrânia? 3) Houve algum bombardeio na cidade de Makiejewice na Ucrânia?

Checagem

O vídeo que mostra formigas carregando a imagem de Jesus Cristo é real?

Não é. Ao buscar pelo conteúdo em inglês, não demorou para encontrarmos um desmentido no site Myth Detector, da Geórgia. Na página, eles explicaram que o vídeo é uma montagem feita em cima de um vídeo de formigas carregando um pedaço de biscoito (ou bolacha, se preferirem) publicado anteriormente ao vídeo com a imagem “de Jesus”. Assista ao vídeo correto:

O vídeo que mostra as formigas carregando algo foi gravado na Ucrânia?

Não há qualquer comprovação. O principal indício que mostra isso está no fato de o conteúdo ter sido publicado por perfis de diversos países antes da história que envolvia o país do Leste Europeu. A narrativa que citava a cidade de Makiejewice surgiu apenas depois. Além disso, o nome do local corrobora para a tese de que é uma fake news.

Houve algum bombardeio na cidade de Makiejewice na Ucrânia?

Não houve. Não esta cidade, pelo menos. Falamos isso porque, ao buscar pelo nome de Makiejewice, não encontramos qualquer cidade ucraniana com este nome. O mais próximo que existe é a cidade de Makiivka. Esta, sim, foi, infelizmente, alvo de ataques durante o conflito.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet que mostraria uma formiga carregando uma imagem de Jesus Cristo foi fruto de uma montagem. Nada indica que ele foi gravado na Ucrânia. Trata-se de uma fake news misturada com um boato sem qualquer comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm