Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra avalanche de nuvens no Everest (Nepal) #boato

Vídeo mostra avalanche de nuvens no Everest (Nepal) #boato

Vídeo mostra avalanche de nuvens no Everest (Nepal), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que uma avalanche de nuvens atinge o monte Everest, no Nepal, e causa um arco-íris.

A natureza costuma nos proporcionar shows incríveis. Algumas reações naturais e alguns processos que ocorrem espontaneamente na natureza são assustadores, como erupções vulcânicas e tsunamis.

Por outro lado, alguns eventos naturais podem até causar espanto, mas também são muito bonitos para se apreciar, como as avalanches, que varrem tudo o que vêem pela frente, mas proporcionam um espetáculo à parte.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um vídeo mostraria uma avalanche incrível no monte Everest, no Nepal. Segundo a publicação, um vídeo teria registrado o momento exato em que uma avalanche de nuvens teria atingido a parede oriental da cordilheira do Everest. Ainda de acordo com a história, essa foi a primeira vez que um humano registrou o fenômeno. Confira:

Versão 1: “Fenômeno IMPRESSIONANTE. ……………….. Fenômeno inédito (avalanche de nuvens) no Nepal, na parede oriental da cordilheira do Everest. Esta é a primeira imagem registrada por humanos, que foi registrada por um grupo de montanhistas totalmente por acaso”. Versão 2: “Fenômeno inédito (avalanche de nuvens) no Nepal, na parede oriental da cordilheira do Everest. Esta é a primeira imagem registrada por humanos, que foi registrada por um grupo de montanhistas totalmente por acaso, e você é um dos primeiros seres humanos a sair de 8 bilhões de pessoas vivas na Terra. Se você está na Terra,tem a chance de ver esse fenômeno lindo e assustador, lembre-se que depois que a nuvem (avalanche) passa, um arco-íris aparece no rio, que dobra a beleza e espanto. Simplesmente fantástica a Obra de Deus!”.

Vídeo mostra avalanche de nuvens no Everest (Nepal)?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no YouTube, deixando muitas pessoas maravilhadas com o fenômeno. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e pela origem do vídeo.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

Além disso, histórias falsas sobre fenômenos da natureza não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um fotógrafo teria flagrado um golfinho voando durante o furacão Dorian. Também a que indicava que um vídeo mostraria a erupção do vulcão White Island, na Nova Zelândia, em 2019 e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria o tsunami causado por um vulcão em Tonga.

Ao procurar pelo vídeo, descobrimos que as imagens, de fato, foram gravadas no Nepal. Porém, o vídeo não mostra uma avalanche de nuvens (até porque isso não existe), mas sim uma avalanche de neve.

As imagens foram gravadas no início de janeiro de 2021 e, posteriormente, publicadas no Instagram por um usuário chamado “naren32”. Na publicação original, a pessoa explica que após passar a noite com seu grupo no Lago Glaciar Kapuche, ao despertarem se depararam com o fenômeno. O usuário destacou que ninguém ficou ferido. O vídeo viralizou rapidamente na internet e chegou a ser compartilhado em canais do YouTube e até virou notícia em sites locais.

Por fim, essa não é a primeira vez que o vídeo é usado para enganar as pessoas. Em fevereiro de 2021, uma história apontava que o vídeo teria sido gravado na Índia, quando uma geleira se desprendeu e caiu em um lago, causando inundações. Mas assim que começou a circular, a história foi desmentida por um site de checagem local.

Em resumo: a história que diz que uma avalanche de nuvens atingiu o monte Everest, no Nepal, é falsa! As imagens, de fato, foram feitas no Nepal, mas a avalanche foi real. O vídeo foi gravado no Lago Glaciar Kapuche, no monte Everest, no início de janeiro de 2021. O usuário naren32 compartilhou o vídeo completo em sua conta pessoal no Instagram. Na oportunidade, ele disse que havia acampado com seu grupo no Lago Kapuche e, quando despertaram pela manhã, se depararam com o fenômeno. Ninguém ficou ferido. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso