Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo de iluminação incrível em estação não é do Metrô de Tóquio no Natal de 2023

Vídeo de iluminação incrível em estação não é do Metrô de Tóquio no Natal de 2023

Vídeo mostra iluminação de Natal no Metrô de Tóquio em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo incrível mostra o que seria a iluminação de Natal do metrô de Tóquio no ano de 2023.

Análise

Em 2023, começou a circular na internet um vídeo incrível que seria de uma iluminação de Natal em uma estação de metrô. Junto ao vídeo, está circulando um texto que aponta que o vídeo teria sido gravado no Metrô de Tóquio.

O vídeo mostra que as luzes criaram feixes de luz e desenhos, como dragões marinhos, enquanto o trem realizava seu percurso. Leia o texto que está circulando na internet e assista ao vídeo:

Versão 1:Metrô de Tóquio enfeitado com iluminação, tecnologia anos a frente. Sensacional! Assista!  Boa noite Mundo Versão 2: “Efeitos especiais no metrô de Tóquio !!! Espetacular !!!”.Versão 3:“Efeitos luminosos no metrô de Tóquio. Olha que coisa linda”.Versão 4:“Efeitos surpreendentes no metrô de Tóquio”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Apesar de o vídeo ter circulado com todas as forças em 2023, a fake news que atribui as imagens ao Metrô de Tóquio não é nova. No ano passado, o Boatos.org teve que desmentir a mesma história (spoiler: o vídeo não é de Tóquio). 

Dito isso, vamos responder às nossas tradicionais “três perguntas” da parte da checagem do conteúdo. 1) O vídeo me questão mostra um show de luzes de Natal no Metrô de Tóquio? 2) Qual a origem do vídeo que está sendo atribuído ao show de Natal no Metrô de Tóquio? 3) O vídeo mostra, de fato, um espetáculo real?

O vídeo me questão mostra um show de luzes de Natal no Metrô de Tóquio?

Não. Na versão que desmentimos em 2022 sequer era mencionado que o vídeo era relativo ao Natal. Ou seja: sequer isso havia isso na história. Além disso, ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que não havia qualquer relação com Tóquio. Para as próximas respostas, vamos utilizar o conteúdo escrito no ano passado.

Qual a origem do vídeo que está sendo atribuído ao show de Natal no Metrô de Tóquio?

Ao analisar o vídeo, percebemos que ele foi publicado por um usuário chamado QingDaometro. O detalhe já nos faz desconfiar de que as imagens teriam sido feitas em Tóquio, no Japão. Além disso, outro detalhe no final do vídeo também chamou a nossa atenção.

Quando as imagens acabam, uma mensagem aparece ao final. Ao traduzir o texto, descobrimos que as imagens são do 10º aniversário do metrô de Qingdao, na China. A legenda ainda aponta que o vídeo seria “a nova jornada de Gao Jin”.

青岛地铁十周年 不出来时路 高进新征程 联合出品 青岛地铁沒有限公司 山东金东数字创意股份有限公司 Tradução: O 10º aniversário do metrô de Qingdao. Sem tempo para sair, a nova jornada de Gao Jin. Co-produzido por Qingdao Subway Co., Ltd. Shandong Jindong Digital Creative Co., Ltd.

O vídeo mostra, de fato, um espetáculo real?

Veja o que escrevemos: “Ao buscar por mais detalhes, descobrimos que as luzes fazem parte de um show organizado pelo próprio metrô de Qingdao e pela empresa de tecnologia Gold East. Foi o primeiro show de luzes dinâmicas no país. Além do vagão do trem ser iluminado e apresentar diferentes formas, os túneis pode onde o metrô percorre também receberam as animações”. Ou seja: pelo que tudo aponta, o vídeo mostra, sim, um espetáculo de luzes real.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo é muito legal, mas não foi feito no Metrô de Tóquio ou mesmo seja parte da iluminação para o Natal. O vídeo é da China, de outra ocasião e a história é mais uma fake news que estamos desmentindo mais de uma vez aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)