Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra criança de 10 meses desenhando na China #boato

Vídeo mostra criança de 10 meses desenhando na China #boato

Vídeo mostra criança de 10 meses desenhando na China, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra criança de 10 meses que já aprendeu a desenhar muito bem. Bebê é da China.

Quando falamos de países distantes geográfica e culturalmente do Brasil, o que não faltam são boatos online. Já histórias falsas sobre o Japão, Índia, países árabes etc. A de hoje trata da China.

De acordo com uma mensagem que está viralizando no WhatsApp e Facebook, a China é um país tão maravilhoso que até os bebês já sabem desenhar. A prova disso seria um vídeo que mostra uma criança que teria 10 meses desenhando muito bem. Leia algumas das mensagens que circularam online e assista ao vídeo:

Versão 1: É um bebê de 10 meses ou um ser de outro planeta? Criança de 10 meses desenhando assim!? Acho que os chineses não são humanos, são ETs disfarçados pra viver no nosso planeta, rs… Versão 2: 10 meses de idade e desenhando deste jeito, se não for montagem, está criança é um gênio Versão 3: Essa criança só 10 meses, vejam a habilidade dela de desenhar coisa que nem uma ciência pode explicar… DEUS É LINDO

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vídeo mostra criança de 10 meses desenhando na China?

De fato, as imagens são muito fofas e os desenhos da criança em questão são muito bonitos. Mas será mesmo que o bebê do vídeo tem 10 meses? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como falamos no inicio do texto, esse tipo de mensagem sobre “coisas maravilhosas em países distantes” é um clássico em se tratando de fake news. Isso e o fato da mensagem ter algumas características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) nos faz ficar desconfiados.

Na primeira busca, descobrimos a realidade. Há algum tempo, o Fantástico (por meio do quadro Detetive Virtual) apurou o caso. Na investigação, foi descoberto que o vídeo é real e ocorreu na província de Shanxi. Porém, a menina não tem 10 meses.

A criança da imagem tem o apelido de Tan Tan. Ela tem, na realidade, 3 anos. A mãe da criança, Fengxiu Xhang, relatou que a menina aprendeu a desenhar após olhar as “muitas anotações que ela (empresária) faz” e que a menina desenha as coisas apenas com base na observação.

Resumindo: a história que aponta que uma criança chinesa de 10 meses fez desenhos incríveis em um vídeo é falsa. O vídeo é real, a criança é da China, mas não é um bebê de 10 meses. É uma menina de três anos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru