Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Tripulantes de submarino Titan gravaram vídeo com mensagem de despedida #boato

Tripulantes de submarino Titan gravaram vídeo com mensagem de despedida #boato

Tripulantes de submarino Titan gravaram vídeo com mensagem de despedida, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os tripulantes do submarino Titan, que implodiu próximo ao Titanic, gravaram um vídeo com mensagem de despedida na última noite com oxigênio.

Um dos assuntos que mais chamou atenção nos últimos dias foi o caso dos cinco tripulantes do submarino Titan que tiveram as mortes confirmadas após um acidente durante expedição em área próxima ao local de afundamento do Titanic.

Durante este período de busca e, agora, consternação, começou a circular na internet um suposto vídeo de despedida dos tripulantes do submarino. No vídeo, eles teriam comunicado que seria a “última noite com oxigênio”, que se despediam da família, falam que a morte não é o fim e, ainda, falam sobre “seguir os sonhos”. Leia transcrição do vídeo:

Essa será nossa última noite com oxigênio. Meus amigos, minha família, hoje é minha última noite de oxigênio aqui no fundo do mar. Eu sou um dos tripulantes do submarino Titan e estamos presos aqui no fundo do oceano. Em nossa expedição ao Titanic. O ambiente aqui é sombrio e triste.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Temos apenas algumas horas de oxigênio restante. É estranho como uma expedição cheia de sonhos e esperança pode terminar tão tristemente. A natureza é implacável e não se importa com nossos sonhos ou planos por todas as orações e pensamentos positivos de todos vocês. Eles têm me mantido forte nestes últimos dias. O amor de minha família e amigos continua a me guiar.

Mesmo aqui preso no fundo do mar, sinto a força do amor e da união de todos vocês. Embora embora a tristeza de partir seja grande quero que vocês saibam que estou em paz a morte não é o fim apenas uma mudança para um lugar melhor quero que vocês se lembrem de mim como alguém que lutou por seus sonhos e que amava profundamente aqueles ao seu redor. Minha última súplica é que todos continuem orando por nós para que possamos encontrar a paz e a redenção.

Espero que algo bom possa sair disso tudo possamos aprender e crescer a partir de nossos erros e dificuldades e quem sabe um dia quando estivermos juntos novamente possamos rir desses momentos difíceis e entender que tudo faz parte de um plano maior. Não tenham medo de seguir seus sonhos mesmo que pareçam impossíveis, a vida é uma aventura, cheia de altos e baixos. Nunca deixem de acreditar em si mesmos e no poder do amor. Este é meu adeus, meus amigos. Obrigado e até logo

Análise da mensagem que está circulando online

É difícil fazer uma análise da mensagem porque, simplesmente, o vídeo vem, normalmente sem nada. Sobre o conteúdo do vídeo, podemos classificar como extremamente alarmista (diria até apelativo) e um pouquinho brega (vamos lá).

Não é a primeira vez que “conteúdos de despedida em grandes tragédias” circulam na internet. Já teve fake news sobre carta de despedida de Gabriel García Marquéz, sobre um homem que morreu de Covid-19 e de um homem que morreu na tragédia de Brumadinho.

Tripulantes de submarino Titan gravaram vídeo com mensagem de despedida?

Dois pontos justificam o fato de história em questão ser completamente falsa. O primeiro está no próprio desdobramento do caso do submarino. Não houve como os tripulantes gravarem um vídeo falando que têm 24 horas de oxigênio.

Autoridades marítimas norte-americanas detectaram em sonares o barulho de uma implosão. Além disso, não há qualquer chance de os tripulantes estarem vivos após o desastre.

O segundo ponto está no vídeo em si. Nota-se claramente que que o “movimento da boca” de um dos integrantes do submarino não é natural. Apenas a cabeça do homem que fala se mexe. Na realidade, há indícios que tenha sido feito com ferramentas de inteligência artificial.

Com isso, podemos cravar que é falso que os tripulantes do submarino Titan, que implodiu nas proximidades do Titanic. Trata-se de uma montagem feita com inteligência artificial e que dá um tom piegas para a tragédia.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm