Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto de polvo gigante na praia de Bali, na Indonésia, não passa de criação com IA

Foto de polvo gigante na praia de Bali, na Indonésia, não passa de criação com IA

Polvo gigante foi encontrado na praia de Bali, na Indonésia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um polvo gigante que foi encontrado em na praia de Bali, na Indonésia.

Análise

Houve um tempo em que grande parte das fake news que circulavam na internet vinham de imagens impressionantes de criaturas incríveis que teriam sido avistadas por aí. Isso acabou substituído por narrativas políticas e textos enviesado (que são muito menos divertidos).

Mas hoje, vamos falar de um boato old school. Trata-se de uma suposta imagem de um polvo gigante que teria sido avistado em uma praia na Indonésia. Leia algumas mensagens que acompanham as imagens e a veja:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

BALI – INDONÉSIA. Um polvo gigante foi encontrado na costa de Bali. Acho um grande pecado matarem um animal espetacular deste, os polvos são muito inteligentes, e milagrosamente viveu tanto e chegou à este tamanho. Merecia estar vivo e livre…

Checagem

Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que um polvo gigante foi encontrado em uma praia na Indonésia em 2024? 2) Como foi criada a foto do polvo gigante que teria sido encontrado em uma praia na Indonésia? 3) Quais foram outros boatos de criaturas bizarras encontrados na internet?

É verdade que um polvo gigante foi encontrado em uma praia na Indonésia em 2024?

Não. Assim como em tantos outros casos, a história em questão não passa de uma fake news. Não existe polvo com o tamanho que foi apresentado na mensagem. Se, de fato, o polvo tivesse aparecido na tal praia, o que não faltaria seriam reportagens sobre o assunto pipocando por aí. Porém, nada consta em fontes confiáveis. Para terminar, a forma que o conteúdo foi feito mata a charada.

Como foi criada a foto do polvo gigante que teria sido encontrado em uma praia na Indonésia?

Este é um boato que remete o passado, mas com ferramentas do futuro. Ao contrário do que era feito antigamente como, por exemplo, com uma montagem de um animal desproporcional em um outro cenário, as fotos do polvo na praia foram fruto de criação com ferramentas de inteligência artificial. A própria página que publicou inicialmente o conteúdo é de criações com IA.

Quais foram outros boatos de criaturas bizarras encontrados na internet?

Já desmentimos, por exemplo, fake news relacionadas a uma lula gigante encontrada em uma praia, a um demônio em cima de uma árvore, lobisomens, fantasmas e outras coisas. A grande maioria destes fakes foram desmentidos pelo Boatos.org há mais de 5 anos.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um polvo gigante tenha sido encontrado em uma praia na Indonésia. A imagem que está circulando é falsa e não passa de uma peça criada com o uso de inteligência artificial.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).