Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Policiais da França jogam algemas no chão em protesto contra o lockdown #boato

Policiais da França jogam algemas no chão em protesto contra o lockdown #boato

Policiais da França jogam algemas no chão em protesto contra o lockdown, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na França, policiais fizeram um protesto contra as medidas de isolamento e o lockdown. Eles falaram que não vão mais fechar o comércio e jogaram as algemas no chão.

Nos últimos dias, temos notado um crescimento nas notícias falsas que visam influenciar ações de policiais em relação à pandemia. A última dessas histórias aponta para uma suposta ação de policiais da França.

De acordo com mensagens que circulam online, policiais da França se negaram a cumprir ordens do estado em relação a medidas de isolamento. Para simbolizar à desobediência ao lockdown, um grupo de policiais realizou um protesto no qual jogavam as algemas no chão. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: ATO PÚBLICO NA FRANÇA.… POLICIAIS CIVIS E MILITARES SE RECUSAM CUMPRIR ORDENS CONTRA AS LIBERDADES INDIVIDUAIS DE IR E VIR, ONDE QUIZER, DE NÃO USAREM MASCARAS, DE TRABALHAR, ETC. CADA INDIVÍDUO SE RESPONSABILIZA POR SI MESMO. A VIDA PERTENCE A NÓS COMO DIZ O DITADO…. OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM PARABÉNS. ISSO É VERDADEIRAMENTE A DEMOCRACIA.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Na França. Policiais militares e policiais civis decidem não favorecer o sistema globalista e ficam ao lado da população, não irão fechar comércios e recolher mercadorias de cidadãos. Não irão invadir casas por aglomerações, não irão algemar pessoas por não usarem máscaras, enfim, eles decidiram não rasgar os direitos constitucionais da própria pátria. Parabéns policiais patriotas. VIRALIZEM

Policiais da França fizeram protesto contra lockdown jogando algemas no chão?

O vídeo fez muito sucesso na internet e se espalhou, inclusive, em grupos em redes sociais voltados a policiais (o que é muito perigoso). Porém, o vídeo em questão nada tem a ver com protestos contra o lockdown na França.

A mensagem e o histórico recente deste tipo de notícia falsa já nos ajudam a perceber que se trata de um fake. O texto tem características de boatos como ser vago, alarmista, com erros de português e não citam fontes confiáveis. E, como falamos lá no início do texto, boatos de “policiais que se rebelaram contra o lockdown” se espalharam com muita força na web nos últimos tempos.

Na últimas semanas, desmentimos histórias que falavam sobre policiais que se negaram a cumprir o lockdown, sobre um falso protesto da PM da Bahia e um suposto texto de um delegado que pregava a desobediência civil.

Falando do caso de “hoje”. Novamente, estamos diante de um vídeo completamente retirado do contexto. Na realidade, o vídeo dos policiais franceses não têm a ver com medidas de isolamentos. Trata-se de um protesto realizado em junho do ano passado contra o ministro do Interior da França, Christophe Castaner.

A manifestação, de acordo com essa matéria da Euronews, ocorreu após (de acordo com os policiais) Castaner falar sobre “racismo e abusos policiais”. A argumentação dos policiais era que a classe estava sendo estigmatizada. Em nenhum momento, o protesto está relacionado a medidas de isolamento contra a Covid-19.

Resumindo: a história que aponta que policiais franceses fizeram um protesto contra o lockdown e medidas de isolamento social é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet e visa atingir em cheio a classe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy