Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Pessoas no Canadá são informadas sobre o coronavírus com teste da respiração #boato

Pessoas no Canadá são informadas sobre o coronavírus com teste da respiração #boato

Pessoas no Canadá são informadas sobre o coronavírus com teste da respiração, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – As pessoas do Canadá são avisadas sobre o novo coronavírus com um teste em que se prende a respiração por 10 segundos.

A coisa mais chata das fake news em casos de disseminação desenfreada (como nas eleições de 2018 e no caso do novo coronavírus) é que muitas dessas notícias falsas são extremamente repetitivas. É o caso do fake de hoje.

Um textão com inúmeras dicas sobre o coronavírus está circulando na internet com o argumento de que seria a “forma de que as pessoas no Canadá são informadas sobre a doença”. O texto, basicamente, fala em se prender a respiração por 10 segundos para saber se a pessoa tem a doença e tomar goles de água a cada 15 minutos. Leia (alerta textão):

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

É assim que as pessoas no Canadá são informadas. O novo coronavírus do NCP pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias. Como você sabe se está infectado? As informações mais recentes afirmam que o período de incubação pode ser de até 20 dias antes que os sintomas do COVID 19 se tornem visíveis. Quando uma pessoa tem febre e / ou tosse e vai ao hospital, os pulmões geralmente estão 50% fibrosos e já é tarde!

Os especialistas de Taiwan oferecem uma autoavaliação simples que podemos fazer todas as manhãs; Respire fundo e prenda a respiração por mais de 10 segundos. Se você concluir com êxito o exame sem tosse, desconforto, sensação de estatura ou aperto, etc., isso mostrará que não há fibrose nos pulmões, o que basicamente significa que não há infecção. Faça um autoteste todas as manhãs em momentos críticos em um ambiente com ar limpo! CONSELHOS EXCELENTES de médicos japoneses que tratam casos de COVID-19. Todos devem garantir que sua boca e garganta estejam úmidas e nunca secas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Tome alguns goles de água pelo menos a cada 15 minutos. PORQUE? Mesmo que o vírus entre na sua boca … a água potável ou outros líquidos o liberam através do esôfago para o estômago. Uma vez lá, o ácido estomacal mata o vírus. Se você não beber água suficiente regularmente … o vírus pode entrar na traquéia e nos pulmões. Isso é perigoso. Envie essas informações para sua família, amigos e todos que você conhece.

Pessoas no Canadá são informadas sobre o coronavírus com teste da respiração?

A mensagem se espalhou muito na internet (assim como tantas outras de teor muito similar). Mas será mesmo que as pessoas no Canadá são informadas sobre o novo coronavírus com esse teste de respiração? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como falamos lá no início do texto, esse é mais um caso que notícia falsa já desmentida que voltou a se espalhar com apenas uma modificação. Isso porque a tese de que “prender a respiração para testar se tem coronavírus grave” já foi, no mínimo, desmentida por duas vezes no Boatos.org. Na primeira ocasião, a história foi atribuída a Taiwan. Na segunda ao hospital de Stanford. Relembre sobre o que escrevemos e falamos a respeito:

De cara, a mensagem já nos causa desconfianças. Ela, assim como tantas outras relacionadas à doença (e que podem ser vistas no vídeo), tem características de boatos online como ser vaga (não diz sequer quem são os médicos), alarmistas, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

Ao buscar pelas recomendações apresentadas na mensagem, nada encontramos nas cartilhas da OMS ou do Ministério da Saúde. Como não existe uma cura para a doença, as principais recomendações de prevenção são relacionadas à higiene e, no caso de suspeita de doença, à busca por autoridades médicas.

Buscando mais sobre o assunto, descobrimos que, em Taiwan (local no qual são citados os médicos em questão), a história foi desmentida pelo Centro de Verificação de Fatos de Taiwan (uma associação criada por jornalistas locais para checar informações na internet).

Após consultar médicos locais, o site em questão apontou que a mensagem contém diversos erros. O primeiro está em apontar o pulmão apresenta “fibrose sem aviso prévio no caso do coronavírus”. Um médico consultado disse que “é impossível não apresentar sintomas”. Também é errado dizer que “50% dos pulmões se mostraram fibróticos no caso do coronavírus”.

Saindo um pouco do artigo de Taiwan, é importante ressaltar que, apesar de causar uma preocupação mundial (justamente por ser um vírus novo), o coronavírus não tem mostrado uma taxa de letalidade alta. A letalidade tem se mostrado nos mesmos níveis da gripe comum.

Voltando ao artigo de checagem de Taiwan, os médicos locais não só reforçaram que não existiu recomendação em relação ao “método de respirar fundo” como também apontaram que desconhecem a tal técnica. Para julgar se um pulmão está fibrótico (seja por coronavírus ou outro motivo), é preciso ir a um hospital e fazer exames específicos.

A segunda parte do boato foi desmentida neste outro artigo de checagem, da AFP Fact Check. Assim como apontamos, o serviço de checagem da agência de notícias não achou nenhuma recomendação em fontes confiáveis sobre o assunto.

Resumindo: a história que aponta que “as pessoas no Canadá” testam para o novo coronavírus prendendo a respiração é falsa. A mensagem que está circulando na internet é a nova versão de uma balela que já havia sido desmentida aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Ub6wpR