Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo que mostra estabelecimento judeu sendo marcado com Estrela de Davi e palavra Mossad é antigo

Vídeo que mostra estabelecimento judeu sendo marcado com Estrela de Davi e palavra Mossad é antigo

Palestinos marcaram estabelecimentos judeus com Estrela de Davi para realizar ataques, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Palestinos estão marcando estabelecimentos judeus com a Estrela de Davi e a palavra Mossad para realizar ataques em 2023. 

  Análise

Tem circulado na internet um vídeo que está chamando atenção. No vídeo, uma mulher está próximo a um estabelecimento e começa a marcar uma Estrela de Davi (estrela de seis pontas) e a palavra Mossad na parede do local.

Junto ao vídeo, há uma legenda que aponta que a mulher seria uma palestina marcando estabelecimentos judeus para que eles sejam atacados no dia 13 de outubro de 2023. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Em moscou, palestinos marcam estabelecimentos de judeus para at@que que está previsto para hoje (13/10/2023). Mossad identifica o serviço secreto israelense Em moscou, palestinos marcam estabelecimentos de judeus para at@que que está previsto para hoje (13/10/2023). Mossad identifica o serviço secreto israelense

@geonoticiasmundo #israel #geopolitica #palestine #faixadegaza #palestinos🇵🇸 #palestinos #hamas #guerraemisrael #conflitoisraelepalestina #foryou ♬ Hoist the Colours – Bass Singers Version – Bobby Bass

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o vídeo mostra uma palestina marcando um estabelecimento judeu com a estrela de Davi? 2) De onde é o vídeo? 3) Há previsão de algum tipo de ataque contra estabelecimentos judeus em 2023?

É verdade que o vídeo mostra uma palestina marcando um estabelecimento judeu com a estrela de Davi?

Não é. Para começar, o estabelecimento, dado os escritos é, claramente, da Rússia. Além disso (e conforme apontou o serviço de fact-checking Maldita.es), o vídeo é do mínimo de 2019.

De onde é o vídeo?

A fachada do local indica que a gravação foi feita em frente a uma hamburgueria em Moscou. A mulher age, claramente, como uma antissemita. Porém, não há qualquer indicação (nem mesmo física ou geográfica, que ela seja uma palestina.

Há previsão de algum tipo de ataque contra algum estabelecimento judeu em 2023?

Ao contrário do que está sendo alardeado por aí, não há. O Boatos.org já desmentiu a tese falsa de que palestinos do mundo todo estariam sendo convocados para realizar ataques contra judeus em diversos locais do globo. Muito menos há algum registro recente de “estabelecimentos” que estejam sendo marcados.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que palestinos estejam marcando estabelecimentos judeus para realizar ataques agora em 2023. O vídeo é antigo, é da Rússia e representa outro tipo de problema envolvendo os judeus.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)