Nikita Khrushchev disse que “os filhos de seus filhos viverão sob o comunismo” há 60 anos #boato

Boato – Há 60 anos, Nikita Khrushchev afirmou ao ocidente que “os filhos de seus filhos viverão sob o comunismo” e listou oito níveis de controle do comunismo.

A sociedade atual passa por transformações muito rápidas e, com isso, muitos hábitos vão se modificando. De acordo com uma pesquisa do Instituto Pró-Livro, divulgada em 2016, no Brasil, os jovens estão lendo mais, mas o hábito de leitura está diminuindo conforme a idade avança.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

Ao não ler (e interpretar), as pessoas vão precisando aceitar o que lhes é dito por aí, especialmente sobre obras e noções técnicas, como os termos esquerda e direita (nossos velhos conhecidos, amplamente divulgados desde as eleições presidenciais de 2014).

E, infelizmente, isso reflete de forma direta na crença de algumas fake news, como na história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, um homem chamado Nikita Khrushchev teria alertado os ocidentais, há 60 anos, que “os filhos de seus filhos viverão sob o comunismo”. Segundo a publicação, ele teria feito a previsão no dia 29 de setembro de 1959, durante uma reunião na sede das Nações Unidas, indicando oito níveis de controle para a construção de um Estado socialista. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

“*Nikita Khrushchev* *disse 60 anos atrás “…* *Os filhos de seus filhos viverão sob o comunismo.* *Vocês, ocidentais, são tão crédulos que não aceitarão o comunismo de uma vez, mas continuaremos alimentando-os com pequenas doses de socialismo até que você finalmente acorde e descubra que já tem o comunismo para sempre.* *Não teremos que lutar com você. Ambos enfraqueceremos sua economia até que caiam como frutos maduros em nossas mãos.* *A democracia deixará de existir quando eles tirarem aqueles que estão dispostos a trabalhar e darem aos que não estão.”* *Foi em 29 de setembro de 1959, quando Nikita Khrushchev fez sua previsão para os estados demoliberais na sede das Nações Unidas. Naquela época, a palavra “comunismo” só era temida no mundo ocidental.*

*Lembre-se disso: o socialismo leva ao comunismo.* *Como você cria um estado socialista?* *Existem oito níveis de controle:* *1) Assistência médica: controle a assistência médica e você controlará as pessoas.* *2) Pobreza: aumente o nível de pobreza o máximo possível, os pobres são mais fáceis de controlar e não lutarão se receberem o necessário para comer.* *3) Dívida: aumentar a dívida a um nível insustentável. Dessa forma, eles podem aumentar os impostos, e isso levará a mais pobreza.* *4) Controle de armas: remove a capacidade de se defender de suas nações. Dessa forma, eles podem criar um estado policial.*

*5) Bem-estar: assuma o controle de todos os aspectos (alimentação, moradia, renda) de sua vida, pois isso o tornará totalmente dependente do governo.* *6) Educação: controlar o que as pessoas leem, ouvir e garantir o controle do que as crianças aprendem na escola.* *7) Religião: elimine Deus de suas vidas, nos governos e nas escolas, porque as pessoas precisam acreditar apenas no socialismo, convencidas do que é melhor para elas.* *8) Promover a luta de classes: dividir as pessoas em ricos e pobres.* *Elimine a classe média, isso irá mascarar o descontentamento e será mais fácil tributar os ricos com o apoio dos pobres.* *JÁ ESTÃO AQUI! Por que as pessoas não conseguem ver o que está acontecendo na Venezuela?* *As pessoas são realmente tão cegas?* *Muito”.

Nikita Khrushchev disse que “os filhos de seus filhos viverão sob o comunismo” há 60 anos?

A história rodou a internet, especialmente, pelo clima de polarização no qual o Brasil vive nos últimos anos. A publicação já conta com diversos compartilhamentos. Apesar disso, a história não passa de balela.

Basta olhar para o texto para perceber que algo de errado não está certo. A mensagem apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, esse assunto sobre o comunismo já rendeu diversas fake news na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um monumento na Polônia mostraria pessoas renascendo após o fim do comunismo. Também a que indicava que um general russo estaria falando a verdade sobre 1964 e que o Brasil é comunista e, por fim, a que apontava que o decálogo de Lênin teria sido escrito em 1913 pelo pai do comunismo.

Pois bem, fomos buscar mais informações sobre o assunto e, logo de cara, descobrimos que sequer o nome do cidadão mencionado na história estava certo. “Nikita Khrushchev”, na verdade, se chamava Nikita Serguêievitch Khrushchov. Ele foi um político soviético que liderou a União Soviética, como Secretário-Geral do Partido Comunista e como Primeiro-Ministro, de 1953 a 1964. Ele foi responsável pelo início do processo de desestalinização (isto é, um processo para acabar com o culto ao político soviético Stalin) e reformas políticas internas, entendidas como liberais, na União Soviética.

Também descobrimos que Nikita Khrushchov não disse nada do que aponta a história. A informação foi desmentida pelo site Reuters, pelo serviço de fact-checking Snopes e também pelo serviço de checagem Politi Fact. De acordo com Reuters, Khrushchov viajou aos Estados Unidos no dia 15 de setembro de 1959 para uma viagem de 12 dias. Ele discursou na Assembleia Geral da ONU no dia 18 de setembro de 1959 e seu discurso pedia por um desarmamento gradual e também pelo fim da Guerra Fria. Khrushchov deixou os Estados Unidos no dia 27 de setembro de 1959, ou seja, ele não discursou na ONU no dia 29.

Se isso não bastasse, todos os apontamentos sobre o comunismo ou o socialismo no texto estão equivocados (do ponto teórico). Lembra quando falamos que a leitura é importante? Pois bem, é preciso ler até o que você não concorda para saber o motivo de não concordar. Marx nunca citou oito níveis de controle para se chegar ao Estado socialista. No final dos anos 1960, Louis Althusser (um filósofo marxista) escreveu um ensaio onde apontava que a URSS nunca ultrapassou a fase de transição do capitalismo para o socialismo. Em seu texto, o autor aponta que, apesar de muitos países se denominarem socialistas (ou comunistas), nunca conseguiram superar a fase de transição (isto é, seguiram usando táticas e mantendo estruturas capitalistas). Ou seja, se não podemos dizer que, atualmente, temos um país socialista, quem dirá comunista. Vale lembrar também que o mundo mudou. Muitas coisas que ocorrem hoje não são explicadas por Marx (porque, simplesmente, não existiam naquela época). Por isso, é necessária uma leitura crítica (não trazer apontamentos de 1900 e bolinha para explicar algo na atualidade, que os estudos sequer se propuseram a entender, justamente porque não faziam parte daquele período).

Em resumo: a história que diz que Nikita Khrushchev teria dito aos ocidentais, em 1959, que “os filhos de seus filhos viverão sob o comunismo” é falsa! Para começo de história, o nome de Nikita está errado. Nikita Khrushchov foi um político soviético que ficou à frente da URSS até 1964, promovendo reformas entendidas como liberais e desmistificando a stalinização (criticando o culto à figura). O político discursou na Assembleia Geral da ONU, nos EUA, no dia 18 de setembro de 1959 e não citou nada do que a história aponta. Nikita deixou os EUA no dia 27 de setembro de 1959, dessa forma, não seria possível ele ter discursado na Assembleia no dia 29 de setembro. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK