Mulher é assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra mulher sendo morta pela milícia de Maduro na Venezuela. Ela foi assassinada por não participar das manifestações a favor de Maduro e reclamar da fome e miséria no país.

Recentemente, o Boatos.org fez uma lista de sete boatos que só serviram para divulgar vídeos bizarros na internet. Infelizmente, hoje teremos que falar novamente de uma história que está ajudando uma filmagem brutal de um assassinato de uma mulher (que, obviamente, não vamos publicar aqui) a se espalhar no Facebook e WhatsApp.

De acordo com a mensagem, uma mulher foi assassinada na Venezuela por não estar participando de manifestações a favor do presidente Nicolás Maduro e por reclamar da fome no país. O texto aponta que foi a milícia do ditador que cometeu o crime. Mais do que isso, disse que o PT e os esquerdistas vão implantar o regime aqui. Leia a mensagem que circula online:

Essa mulher vai ser covardemente assassinada pela milicia do Ditador Maduro na Venezuela comunista apoiada por Lula e todos os partidos de esquerda como PT, PSOL, PCdoB e cia Ltda.

Motivo: ela não vinha participando das manifestações em Favor do ditador Maduro e reclamava muito do regime de fome e miséria na Venezuela. Nós brasileiros temos que lutar contra o PT e contra todos os comunistas porque o PT quer implantar esse regime venezuelano no Brasil. Não vote em petistas nem em qualquer esquerdista. Pense nisso!

Vídeo mostra mulher sendo assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela?

Infelizmente, a história está fazendo o vídeo viralizar na internet. Mas será mesmo que a história que aponta que essa mulher foi morta por discordar de Nicolás Maduro é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao nos deparar com a mensagem, já ficamos desconfiados. Afinal, ela tem as principais características de um boato online: vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis (só faltou o pedido de compartilhamento). Mesmo com tão poucas informações, fomos atrás da história real do vídeo. E chegamos ao nome de Rosa del Carmen Castillo, moradora da cidade de Simón Bolívar (estado de Zulia, Venezuela).

Sim, é fato que o assassinato de Castillo aconteceu na Venezuela. Porém, o caso ocorrido no dia 13 de abril (que ganhou repercussão por causa da viralização do vídeo na internet) não tem ligação (pelo menos direta) com Maduro.

De acordo com notícias da mídia local, Castillo havia denunciado um roubo à sua residência. Quando a polícia foi atrás dos bandidos, um membro acabou morto. Ou seja, o assassinato da mulher foi uma vingança pela morte do assaltante. No dia 16 de abril, a polícia de Zulia anunciou que cinco suspeitos foram presos. Um dos suspeitos continua foragido.

Deu para perceber? A mídia venezuelana aponta que a morte de Castillo não tem relação com “milícias de Maduro”. Antes que você pense que isso é coisa “da mídia comprada”, saiba que até veículos de oposição ao presidente do país publicaram a informação. O blog “Maduradas” (crítico a Maduro) destacou que um dos assassinos é um fugitivo de uma delegacia no ano de 2016.

Resumindo: o vídeo do assassinato de Rosa del Carmen Castillo é, infelizmente, real e o caso aconteceu na Venezuela. Porém, a história não tem nada a ver com “milícias de Maduro” ou mesmo com um assassinato por motivos políticos. Não compartilhe a história e, por favor, não compartilhe o vídeo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

21 comentários em “Mulher é assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela, mostra vídeo #boato

  • 15/10/2018 em 06:54
    Permalink

    Vocês do Boatos.org acabaram de fazer uma FAKE NEWS, pois vocês afirmaram que existe midia opositora na Venezuela. Isto é FAKE NEWS.

    Resposta
  • 14/10/2018 em 08:52
    Permalink

    Vocês do site boatos, vcs são comunistas e vcs vão cair, mentirosos, protetores do Lula padrão é desse criminoso da Venezuela, vcs são são laranja podre dentro do saco, laranjas podres vão ser jogados fora. Comunistas malditos

    Resposta
  • 04/10/2018 em 12:39
    Permalink

    É óbvio que não foi bandido que matou a mulher, porque os assassinos dizem que só vão interrogar e quem interroga é a polícia e não os bandidos. Então não falem bobagem, não vou mais acreditar no que vocês disserem que é boato.

    Resposta
  • 04/10/2018 em 00:47
    Permalink

    Até hoje eu confiava no seu site mas o desmentido a este suposto boato é lamentável. Bandidos comuns não agem como os assassinos do filme. Eles chamam ela para “prestar depoimento” e todo o ambiente de grande pobreza fala contra vingança após denúncia de um roubo e a favor de ação de milicianos. Se a motivação foi política como descrito no texto que vem acompanhando o vídeo, não dá para saber. Usar uma referência de imprensa venezuelana fica na linha da piada.
    Existem inúmeras entrevistas de refugiados venezuelanos que descrevem uma situação terrível. Exemplo:

    https://www.youtube.com/watch?v=cOWnvkFxkSw

    Estas entrevistas também são fraudes?

    As absurdas intenções de voto no Bolsonaro em Roraima são bastante eloquentes da reação de uma população que tem contato direto com os refugiados venezuelanos.

    Resposta
  • 03/10/2018 em 09:27
    Permalink

    Chorei vendo esse vídeo e não tenho nenhuma dúvida de que foi o governo que mandou matar, temos que exterminar o pt do país ou estamos acabados…..triste demais

    Resposta
  • 03/10/2018 em 09:12
    Permalink

    Este site perdeu completamente a credibilidade comigo depois desta, porque mostra uma total alienação da realidade, algo que retira totalmente a credibilidade para alguém que se arroga “jornalista a caçador de falcatruas na internet”. Primeiro porque acreditar na mídia da Venezuela, que está totalmente nas mãos do regime ditatorial, é completa falta de informação, ou pura desonestidade. Chega a ser surreal ignorar que por lá não há mais mídia de oposição. Segundo ponto é que a matéria diz que foram ladrões… mas como ladrões de nada há para ser roubado na casa daquela pobre coitada? Menos, bem menos!

    Resposta
  • 03/10/2018 em 08:55
    Permalink

    Concordo! Roubo a residência? Vejam a residência: simples humilde. Se tivesse pão era muito!

    Resposta
  • 03/10/2018 em 05:52
    Permalink

    Não vou atrás do vídeos por não acrescenta nada mas a vida desta pessoa se foi como muitas outras por conta do estado que o país se encontra… Toda morte na Venezuela tem relação direta ou indireta com Maduro e suas milícias.
    O demônio anda alegre e livre por lá e está sedento de vontade de chegar ao Brasil.

    Resposta
  • 02/10/2018 em 18:35
    Permalink

    O “dono” desse blog foi/é funcionario da EBC — Embresa Brasileira de Comunicacao — um cabide de empregos bilionario criado pelo PT. Dá pra confiar em alguma coisa que se escreve aqui?

    Resposta
  • 02/10/2018 em 13:48
    Permalink

    Não acredito em vocês. Vocês acreditam na mídia da Venezuela que é totalmente controlada pelo governo do Nicolás Maduro. Vocês estão chamando a gente de idiota. O que vocês querem???? Defender o PT mais uma vez por apoiar o Regime Ditatorial de Maduro??????

    Resposta
    • 03/10/2018 em 08:54
      Permalink

      Concordo! Roubo a residência? Vejam a residência: simples humilde. Se tivesse pão era muito!

      Resposta
  • 02/10/2018 em 13:13
    Permalink

    Se acreditar na imprensa estatizada de Nicolas Maduro fizesse algum sentido, poderia até ser boato.

    Resposta
  • 02/10/2018 em 12:31
    Permalink

    Com certeza, defendendo o tempo todo “milicias de mduro”, afffffffff tenham vergonha. Se isto q querem para o Brasil, vão vcs para Venezuela seus…… Saibam q bloguinhos são os primeiros a desaparecerem ou estao achando q vao fazer parte do meio de comunicação deles? Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta
  • 02/10/2018 em 10:32
    Permalink

    Tira as conclusões da mídia que tem que defender o governo de Maduro e vem afirmar que é #boato??? É tão real… que por ela ser contraria ao ditador que em uma das palavras do caro armado ele diz:” vamos interrogar”…. Se fosse apenas acerto de contas não sobraria ninguém da família.. Eles gravam… E saem ouvindo os gritos da filha da mulher…. Mais Absurdo que isso é dizer que é “boato” ofendem nossa inteligência

    Resposta
  • 02/10/2018 em 10:28
    Permalink

    Tira as conclusões da mídia que tem que defender o governo de Maduro e vem afirmar que é #boato??? É tão real que é por ela ser contraria ao ditador que em uma eles dizem:” vamos interrogar”…. Se fosse apenas acerto de contas não sobraria ninguém da família.. Eles gravam… E saem ouvindo os gritos da filha da mulher….

    Resposta
  • 01/10/2018 em 19:56
    Permalink

    Vídeo horrendo. Mas, uma observação: Percebe-se que o primeiro tiro poderia ter sido no rosto. Mas, depois, um dos safados atira várias vezes no corpo dela e não sai uma gota de sangue sequer. Só há sangue no nariz. Nem na cabeça tem. Por que não sangrou ?

    Resposta
  • 01/10/2018 em 14:52
    Permalink

    Não vou divulgar o video, mas acredito que tal ato é bem tipico da didatura bolivariana. E Já foi defendido pela esquerda o tal paredão aos opositores.

    Resposta
  • 18/04/2018 em 18:34
    Permalink

    Para acreditar em notícia, divulgada por um regime totalitário e genocida como o da Venezuela, é preciso ser muito idiota. Se a notícia é falsa ou verdadeira, realmente é difícil o povão ficar sabendo. Da mesma forma, é imbecilidade acreditar nesse blogzinho, o qual é defensor ferrenho do PT, Partido dos Traficantes.

    Resposta
  • 18/04/2018 em 14:18
    Permalink

    Não deixa de ser verdade o aumento da criminalidade na Venezuela. Tenho amigos lá que dizem que não da para sair nem na esquina com uma roupa diferente que é certeza de ser roubado.

    Resposta
  • 18/04/2018 em 12:30
    Permalink

    Se alguem já leu o livro “Capital “de Karl Marx deve saber que o Socialismo não deu errado, deu certo sim! Pois isso que vemos na Venezuela é exatamente o que lemos no livro! Só que no livro é um pouco floreado! A miséria que achamos que vemos é na realidade o que Marx descreve como o ideal. A miséria é apenas o necessário para sobreviver! Isso é o que prega o livro principal desta ideologia maldita!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)