Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Miss Colômbia tenha feito um escândalo por causa de candidata trans no Miss Universo

É falso que Miss Colômbia tenha feito um escândalo por causa de candidata trans no Miss Universo

Miss Colômbia armou escândalo por causa de mulher trans no Miss Universo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Miss Colômbia armou um escândalo por causa de uma mulher trans que participou do Miss Universo.

Análise

Desde quando Portugal anunciou que uma mulher trans iria representar o país no concurso de Miss Universo, algumas fake news começaram a circular na internet (temos exemplos aqui).

A mais nova história aponta para um vídeo que mostra a candidata da Colômbia fazendo um “escândalo” durante o concurso. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que isso teria ocorrido por conta da candidata que é uma mulher trans. Leia o texto que circula online e assista ao vídeo:

A Miss Colômbia armou um escândalo e em lugar de pedir paz para o mundo desancou tudo e todos por causa da presença de “mulheres” com testículos e Maça de Adão no concurso de Miss Universo. Os eunucos que arranjem um concurso para eles… anormais e anti-natura e anti-Deus

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da verificação do conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) É verdade que a Miss Colômbia armou um escândalo por causa de uma mulher trans no Miss Universo? 2) Qual foi o motivo da indignação da Miss Colômbia? 3) Há algum motivo para indignação por uma mulher trans estar participando de um concurso como este?

É verdade que a Miss Colômbia armou um escândalo por causa de uma mulher trans no Miss Universo?

Não é verdade. O vídeo, de fato, é de uma candidata a um concurso de miss que representava a Colômbia. E, de fato, ela estava indignada. Porém, não se trata de uma mulher que criticava uma transexual. O Miss Universo de 2023 já ocorreu, teve a participação de duas candidatas trans (Marina Machete, de Portugal, ficou no top 20) e não teve a tal confusão. O vídeo é de outra situação.

Qual foi o motivo da indignação da Miss Colômbia?

Na realidade, a confusão se deu durante o concurso Miss Global de 2020. Na ocasião, Jesenia Orozco acusou a organização do concurso (realizado no México) de ter fraudado a competição. De acordo com esta matéria da época, ela disse o seguinte (já traduzido): 

“Isso é uma falta de respeito, precisamos ser justos. É uma fraude, é uma fraude! Há uma corrupção imensa no México e não é justo, não é correto o que estão fazendo aqui. É uma falta de respeito para todas as mulheres que estão aqui. Eles precisam ser justos… é inaceitável a corrupção, é inaceitável a falta de respeito, a falta de dignidade, e eu não aceito. Vim ao México, primeira vez que estou aqui. Acho as pessoas adoráveis, uma gente linda, e estão nos fazendo parecer mal como latinos”.

A indignação ocorreu por conta da organização (ou desorganização do concurso). Uma das “broncas” foi porque a vencedora, a Miss República Checa, já havia sido eliminada anteriormente. No final  e após tantos erros, não houve anúncio oficial de vencedora. 

Há algum motivo para indignação por uma mulher trans estar participando de um concurso como este?

Uma disputa “roubada” por gerar indignação. Agora, o fato de uma mulher trans ter participado do concurso e avançado nas disputas não é motivo. Neste sentido, se a “representante da Colômbia” tivesse falado sobre “testículos” e “maçã de adão”, estaria mais para “miss baixaria”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet seja da candidata da Colômbia ao Miss Universo indignada com uma mulher trans. O vídeo foi gravado em outro contexto e nada tem a ver com transfobia.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)