Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo não mostra “ministro da Hungria” sofrendo tentativa de atentado

Vídeo não mostra “ministro da Hungria” sofrendo tentativa de atentado

Ministro da Hungria sofre atentado em que arma falha após visita de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro (presidente) da Hungria sofreu uma tentativa de atentado em que a arma falha após visita de Bolsonaro à embaixada.

Análise

Está circulando na internet um vídeo de uma tentativa de assassinato. Nas imagens, um homem está em um púlpito quando é surpreendido por um sujeito armado. Ele tenta disparar, mas a arma falha. A partir daí, seguranças o contém.

Junto ao vídeo, estão circulando mensagens que apontam que o atentado teria ocorrido contra o “ministro” (em alguns casos citados como presidente) da Hungria. Mensagens também relacionam o caso com o período em que Bolsonaro ficou na embaixada do país. Leia algumas das mensagens e veja o vídeo:

Versão 1: Primeiro ministro Húngaro escapa de um atentado.* *A arma falhou no momento do disparo.* *Lembremos que foi a embaixada da Hungria que hospedou Bolsonaro recentemente em Brasília.* Versão 2: Vídeo: primeiro ministro da Hungria sofre atentando e arma falha na hora H #hungria #Atentado #atentado

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

Para realizar a checagem da informação, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo mostra algum atentado contra um ministro ou presidente da Hungria? 2) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet? 3) O episódio tem qualquer relação com a estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria?

O vídeo mostra algum atentado contra um ministro ou presidente da Hungria?

Não. Para começar, um caso como este teria grande repercussão internacional. Não só pela tentativa de assassinato como também pelo fato de a arma ter milagrosamente falhado na hora da execução.

Porém, nada consta em notícias recentes. Muito menos com algo relacionado a políticos da Hungria. Ao buscar pela origem do vídeo, a verdade se revelou.

Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?

As imagens são, na realidade de 2013. Na época, o político de oposição na Bulgária Ahmed Dogan estava no Congresso do partido Movimento pelos Direitos e Liberdades quando um homem tentou o matar.

O homem que tentou realizar a ação é Oktay Enimehmedov. Ele foi condenado a seis anos de prisão pela tentativa de assassinato. Neste caso, a história nada tem a ver com Hungria.

O episódio tem qualquer relação com a estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria?

Só o fato de o caso ter ocorrido na Bulgária (e não na Hungria) e ter sido de 2013 já elimina a hipótese maluca de que “alguém da esquerda tentou matar alguém da Hungria por causa de Bolsonaro”. Essa fake é dos mesmos autores de “Hungria descobriu que queriam matar Bolsonaro”. 

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando na internet não tem qualquer relação com a Hungria ou mesmo com Bolsonaro. O vídeo é de 2013, ocorreu na Bulgária e não entrega um “plano da esquerda” para matar o ex-presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).