Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Michelle Obama se registrou como homem para votar em 1994 #boato

Michelle Obama se registrou como homem para votar em 1994 #boato

Michelle Obama se registrou como homem para votar em 1994, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Conselho eleitoral de Illinois afirma que Michelle Obama, ex-primeira-dama, se registrou como homem nas eleições de 1994

As fake news sobre política estão atormentando os brasileiros há muito tempo. Já há tempos, as histórias falsas que circulam na internet brasileira adquiriram um caráter mais profissional (construída por grupos e distribuídas intencionalmente).

A situação vem causando um verdadeiro estrago nas eleições brasileiras. E quando o Brasil pensava que as fake news tinham dado uma trégua, elas não só voltaram com força, como agora também falam sobre a política de outros países.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Michelle Obama, esposa do ex-presidente dos EUA Barack Obama, teria passado por uma cirurgia de mudança de sexo. Segundo a publicação, em 1994, Michelle Obama teria se registrado para votar como homem. Ainda segundo a história, as informações teriam sido compartilhadas pelo conselho eleitoral do estado de Illinois”. Leia:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “EXCLUSIVO: A mudança de identidade sexual de Michelle Obama. De acordo com o conselho eleitoral do estado de Illinois, Michelle se registrou para votar como homem em 1994”. Versão 2: “BOMBA: Michelle Obama se registrou para votar como homem em 1994, de acordo com o conselho eleitoral do estado de Illinois A ex-primeira-dama Michelle Obama foi registrada para votar como homem de 1994 a 2008, de acordo com documentos oficiais obtidos do Conselho Estadual de Eleições de Illinois. Os documentos oficiais também revelam que Obama mudou oficialmente seu sexo para feminino em 2008, mesmo ano em que seu marido estava concorrendo à presidência”. Versão 3: “EU JÁ SABIA Haaa Michelão se o mundo soubesse que o Obama adora uma tromba”.

Michelle Obama se registrou como homem para votar em 1994?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente surpresa. Apesar disso, a história não passa de balela. A explicação está na origem da afirmação e na falta de provas.

Já começamos com um pé atrás ao descobrir a fonte de toda a informação. O site responsável por espalhar a história já é um velho conhecido por compartilhar fake news. Especialmente, por fazer um compilado de notícias de sites duvidosos dos EUA. Recentemente, o site endossou a história de que a Tailândia iria parar de aplicar a vacina contra a Covid-19 da Pfizer, após a princesa Bajrakitiyabha passar mal. Como desmentimos aqui no Boatos.org, a história é apenas fake news, surgiu em um site estrangeiro e, posteriormente, foi traduzida para o português.

Assim como na outra oportunidade, a história de hoje se baseia em uma fake news que já foi desmentida. Em 2014, uma publicação apontava que a ex-primeira-dama Michelle Obama seria um homem. Na época, a teoria se apoiava em análises frágeis e sem nenhuma outra prova sólida. A história mais repetia regras sobre o que é ser feminino ou masculino do que provava algo. No fim, sem provas = sem credibilidade.

Se isso não bastasse, o site de fact-checking dos EUA, Lead Stories, também desmentiu toda a história de hoje. Em contato com o conselho eleitoral de Illinois, eles descobriram que o documento mostrado pela história não veio do órgão. Segundo o conselho eleitoral de Illinois, não existe nenhum registro de Michelle Obama em outro gênero, apenas o feminino.

Em resumo: a história que diz que Michelle Obama votou como homem nas eleições de 1994 é falsa! A história surgiu de um site que já compartilhou outras fake news desmentidas aqui no Boatos.org. Além da fonte da história não ser confiável e ela se basear em outra fake news, a publicação acabou desmentida nos Estados Unidos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: