Lista de bens apreendidos de Cristina Kirchner inclui 42 automóveis, 145 imóveis e 18 contas bancárias #boato

Boato – Vídeo mostra que polícia da Argentina apreendeu bens de Cristina Kirchner. Lista inclui 42 automóveis, 145 imóveis e 18 contas bancárias.

Muitas das fake news que estão circulando no contexto das eleições presidenciais do Brasil miram países vizinhos comandados por governos de esquerda. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta ação contra a atual vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner.

Depois de a procuradoria pedir uma condenação de 12 anos da vice-presidente da Argentina, começou a circular (primeiro na Argentina, depois no Brasil) um vídeo que mostrava supostos bens de Cristina Kirchner sendo apreendidos. Na lista estaria 42 automóveis, incluindo 4 caminhões, 145 imóveis, 2 barcos, além de 18 contas bancárias. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Veja no vídeo alguns dos bens apreendidos de Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina. A lista de embargos consta: 42 automóveis, incluindo 4 caminhões, 145 imóveis, 2 barcos, além de 18 contas bancárias.

Versão 2: ATENÇÃO  PATRIIOTAS Que DEUS tenha misericórdia do povo argentino Muitos não irão entender o que esse rapaz tá falando , mas trata-se da ESQUERD4LH4 ARGENTINA AMIGOS DO DESCOND3NAD0 L9  DO BRASIL! BENS DA CRISTINA KIRCHNER VAI VENDO SE NOSSO DINHEIRO NÃO SERVIU PRA TODOS ESTES BENS

42 AUTOMÓVEIS 4 CAMINHÕES 145 IMÓVEIS 2 BARCOS E  PASMEM  18  CONTAS BANCARIAS . SOCIALISMO SER ESQUERDALHA RENDE… PARA ALGUNS…. TUDO FRUTO DE CORRUPÇÃO, SE DUVIDAR O NOSSO DINHEIRO QUE FOI ENVIADO PRA ESSA V4GABUND4  ,SERVIU PRA TUDO QUE ESTA NO VÍDEO

Lista de bens apreendidos de Cristina Kirchner inclui 42 automóveis, 145 imóveis e 18 contas bancárias?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Só que, apesar de ser real que Cristina Kirchner está na mira da justiça da Argentina, é falso que os bens em questão foram apreendidos no vídeo.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias sobre o assunto já nos deixam muito desconfiados da veracidade da história. Os textos que acompanham o vídeo têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e a ausência de citação de fontes confiáveis.

Além disso, o histórico recente de fake news contra líderes de esquerda da América do Sul nos deixa mais desconfiados ainda. Com o intuito (como mostramos aqui) de criar a tese de que “não podemos deixar o Brasil ser dominado pela esquerda para não acontecer o que acontece em outro país”, mensagens falsas, por exemplo, sobre Chile, Colômbia e Argentina têm circulado por aqui.

Ao procurar por notícias que falem sobre os bens em questão, nada encontramos a respeito sobre apreensões de bens da vice-presidente. Pelo contrário, encontramos publicações desmentido que os bens citados são de Cristina Kirchner.

De acordo com essa matéria da AFP, o vídeo em questão é da apreensão de bens de um empresário argentino. O vídeo é de 2019 e, de acordo com o próprio autor, não tem qualquer relação com a vice-presidente da Argentina.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Cristina Kirchner teve uma série de bens apreendidos e que há carros, imóveis, barcos e contas entre eles. O vídeo nada tem a ver com a vice-presidente da Argentina.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet