Boato – Um jovem chamado Ivan foi resgatado com vida após passar 22 dias sob os escombros de um terremoto em La Guaira, na Venezuela.
Análise
Uma narrativa carregada de forte apelo emocional e contornos de milagre começou a se espalhar com grande velocidade pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. As publicações relatam a trajetória de Iván, um jovem venezuelano que supostamente foi localizado com vida após passar mais de três semanas soterrado sob os escombros de uma estrutura que desabou na região litorânea de La Guaira.
Acompanhado por uma fotografia impactante que mostra o momento do suposto salvamento, o relato comove internautas ao descrever que os socorristas mantiveram canais de comunicação com a vítima para transmitir forças durante o período de isolamento. Abaixo, você pode conferir as duas versões textuais dessa história que estão circulando de forma viral na internet:
Versão 1: 22 Dias sob Escombros IVAN E REGATADO COM VIDA NA VENEZUELA. ( TODA GLORIA SEJA DADA A DEUS) Apois permanecer 22dias preso entre escombros em la guaira, na VENEZUELA O JOVEM IVAN FOI ENCONTRADO COM VIDA PELAS EQUIPES DE RESGATE Versão 2: 22 DIAS SOB OS ESCOMBROS… E ELE NASCEU DE NOVO. A história de Iván estremeceu o mundo e encheu de esperança milhares de corações. Depois de permanecer 22 dias preso entre os escombros em La Guaira, na Venezuela, ele foi encontrado com vida pelas equipes de resgate. Dia após dia, os socorristas não deixaram de lutar. Mantiveram a esperança, trabalharam sem descanso e, através da comunicação, conseguiram acompanhá-lo e dar-lhe forças enquanto ele enfrentava uma batalha extrema para sobreviver.
Finalmente, após uma operação cheia de tensão, effort e perseverança, conseguiram tirá-lo dos escombros. Iván estava vivo, embora em um estado de grande fraqueza. 22 dias na escuridão… mas a vida ainda tinha um propósito para ele. Sua história nos lembra que, mesmo quando tudo parece perdido, Deus pode te sustentar no lugar mais difícil, te dar forças quando já não resta nenhuma e abrir uma porta de vida onde ninguém esperava encontrar. Porque enquanto houver vida, há esperança. E quando Deus decide preservar uma vida, nem os escombros, nem o tempo, nem a escuridão podem impedi-lo. Os socorristas continuam com os trabalhos de busca, mantendo viva a esperança de encontrar mais pessoas com vida. Deus continua sendo Deus mesmo no meio dos escombros! E continuamos clamando para que, se ainda houver pessoas com vida, Deus lhes dê fortaleza e ajuda.
Checagem
Para verificar a autenticidade desse caso surpreendente, buscaremos responder aos seguintes questionamentos: 1) Jovem chamado Ivan é resgatado após 22 dias em escombros no terremoto na Venezuela? 2) É possível que alguém sobreviva 22 dias em escombros de um terremoto? 3) Há fake news similares a que aponta para a história de Ivan na Venezuela?
Jovem chamado Ivan é resgatado após 22 dias em escombros no terremoto na Venezuela?
Não há nenhum registro em veículos de comunicação confiáveis da Venezuela ou internacionais sobre esse suposto resgate. Um evento com tamanha magnitude — encontrar alguém vivo após 22 dias — atrairia equipes de jornalismo do mundo inteiro de forma imediata e ocuparia as principais manchetes globais.
Além disso, a fotografia compartilhada junto ao texto passou por uma verificação digital. Ao submetê-la ao ZeroGPT AI Image Detector, ficou constatado que a imagem foi inteiramente gerada por ferramentas de Inteligência Artificial, exibindo distorções anatômicas e texturas artificiais típicas de ilustrações computadorizadas.
É possível que alguém sobreviva 22 dias em escombros de um terremoto?
Do ponto de vista médico e biológico, a resistência humana em soterramentos possui limites rígidos, principalmente devido à privação de líquidos. Médicos e especialistas em resgate detalham em relatórios publicados pela BBC News que o período crítico para encontrar sobreviventes sem água costuma girar em torno de uma semana, sendo que após esse prazo as funções renais e vitais falham.
Embora o histórico mundial de desastres registre uma raríssima e notável exceção médica, como o caso de um homem localizado em condições extremas após o terremoto no Haiti em 2010, tais episódios dependem de fatores ambientais muito específicos, como acesso acidental a alguma fonte de água ou gotejamento, o que não ocorreu e nem foi registrado em La Guaira.
Há fake news similares a que aponta para a história de Ivan na Venezuela?
Sim. A internet frequentemente registra correntes que utilizam imagens geradas digitalmente ou fotos antigas de tragédias reais para criar narrativas de forte comoção pública ou apelo religioso.
Na própria Venezuela, já circulou anteriormente o boato sobre um cão que teria permanecido protegendo um bebê sob escombros de um terremoto, história que também se provou infundada.
Outros textos com a mesma estrutura de milagres em catástrofes incluem o do menino turco que alegou ter sido alimentado por uma mulher vestida de branco e a antiga lenda da mãe que salvou o filho no Japão deixando um bilhete no telefone celular.
Conclusão
Não há evidências de que um jovem chamado Ivan tenha sido resgatado após permanecer 22 dias sob os escombros de um terremoto em La Guaira, na Venezuela. Não existem registros em fontes jornalísticas confiáveis nem comunicados oficiais sobre o caso. Além disso, a imagem usada nas publicações apresenta fortes indícios de ter sido criada por inteligência artificial. Embora existam raríssimos casos documentados de sobreviventes encontrados após muitos dias em desastres naturais, um resgate dessa magnitude certamente teria recebido ampla cobertura internacional.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

