Japão retirou (expulsou) Globo do ar após 22 anos #boato

Boato – A Globo foi expulsa do Japão após 22 anos. Retirada da emissora do país por parte do governo japonês se deu por ser um “mau exemplo” para novas gerações.

É fato que não é de hoje que algumas alas políticas estão “em guerra” com setores da imprensa. No meio disso, uma história relacionada ao Japão e à TV Globo voltou a circular na internet e deixou muitas pessoas exaltadas.

Um print de uma postagem em redes sociais aponta que a Globo teria sido “expulsa” do Japão por ser, de acordo com o texto, um mau exemplo para as futuras gerações. O texto aponta que o canal foi retirado do ar após 22 anos. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

#fimdaglobolixo Japão retira Rede Globo do ar, após 22 aos, alegando que a emissora é um mau exemplo para suas futuras gerações. A Globo foi expulsa do Japão por ser um mau exemplo para as futuras gerações? EU PARABENIZO O GOVERNO DO JAPÃO POR TÃO NOBRE ATITUDE.

Japão retirou (expulsou) Globo do ar após 22 anos?

O que não faltaram foram prints da suposta denúncia se espalhando em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Só “há um detalhezinho”: a história que aponta que o governo do Japão retirou a Globo do ar é falsa. Esse boato foi desmentido por aqui em 2019. Como o que foi dito outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito.

Esse é mais um caso de notícia falsa criada em cima de uma situação real. No início deste ano, a IPCTV, retransmissora da Globo Internacional no Japão, anunciou o fim das transmissões do canal “por tempo indeterminado”. A data de “saída do canal do ar” seria justamente o dia 31 de março de 2019. E é aí que as notícias verdadeiras acabam.

A gente já vai voltar no comunicado da IPCTV, que é decisivo no desmentido, mas antes vamos a um pouco de contextualização para vocês perceberem como a “tese de Globo expulsa é absurda”. Se vocês não sabem, esse que vos fala morou (entre idas e vindas) por três anos no Japão, do final 2003 ao começo de 2008).

Pois bem, na minha “época” foi possível de se perceber uma transição no consumo de informação por parte dos brasileiros no Japão. Em 2003, a maioria dos imigrantes sabiam das notícias do Brasil por meio de jornais e revistas voltados aos brasileiros no Japão e por meio da IPCTV, que retransmitia a programação da Globo.

A contratação se dava pela compra de uma antena “similar” a da Sky (no Brasil) e pela assinatura do canal. A Globo custava cerca de US$ 30 dólares por mês, mas muitos vizinhos brasileiros “compartilhavam a assinatura” (fazendo o famoso “gato”) e dividiam os gastos.

Em 2008, a inserção da Globo Internacional ainda era grande entre a comunidade brasileira no Japão, mas sofria a concorrência da internet, acessada principalmente por computadores e notebook (a tecnologia do celular existia, mas a “programação brasileira” era limitada).

Por aquela época, (quando eu já havia voltado para o Brasil), o Japão entrou em crise e muitos brasileiros voltaram ao país natal por causa da falta de empregos. Houve até o oferecimento de um benefício (passagem de volta + um valor em dinheiro) para que os brasileiros não voltassem ao Japão em três anos. Na época, haviam quase 300 mil brasileiros no país.

Vamos avançar dez anos. Hoje, a tecnologia da internet está muito mais avançada no Japão. É possível ver streamings do Brasil (seja Netflix ou Globo Play ou seja lá o que for) com uma internet muito rápida (algo que não acontece aqui, pelo menos não a preços populares). Ou seja, sem prejuízo algum em comparação com a TV.

Junte isso ao fato de que há cerca de 180 mil brasileiros no Japão e que muitos deles estão cada vez mais integrados à cultura local e temos uma tendência de queda no número de pessoas dispostas a comprar uma antena e pagar um valor mensal por apenas um canal de TV. A Globo viu isso e, ao botar as contas na ponta do lápis, resolveu encerrar as atividades da TV por assinatura no Japão para apostar na internet.

Voltando ao comunicado da IPC TV, há um ponto em que há a questão “Por que a Globo não vai mais ser transmitida no Japão?”. A resposta é “A TV Globo está em busca de novos modelos de negócios”. No mesmo comunicado, é dito o seguinte: “ Agora, passamos o bastão para a internet, que realiza a função de continuarmos antenados com que acontece lá do outro lado do planeta”.

Mesmo já sabendo do motivo real para a retirada da Globo da TV por assinatura no Japão, resolvemos procurar por qualquer comentário do governo japonês sobre o canal e, como era de se esperar (visto que o governo não faz a gestão do que passa na TV por assinatura e que por lá também passam coisas, por assim dizer, muito pesadas), nada encontramos. Mais uma vez, é só uma declaração que “brotou na internet”.

Vale apontar que, em 2021, a história continua falsa. Tanto que o print que está circulando na internet é do site de checagem e-Farsas. Se alguma pessoa se interessar em buscar pelo artigo em questão, vai saber que a tese de “expulsão da Globo” também foi desmentida por lá.

Resumindo: a história que aponta que o Japão expulsou a Globo do país por ser “um mau exemplo” para as pessoas é falsa. Trata-se de um boato que já foi desmentido por aqui em 2019 e, em 2021, voltou a circular na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet