Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Greta Thunberg é flagrada atirando com fuzil em vídeo #boato

Greta Thunberg é flagrada atirando com fuzil em vídeo #boato

Greta Thunberg é flagrada atirando com fuzil em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ativista sueca Greta Thunberg, chamada de pirralha pelo presidente Jair Bolsonaro, foi flagrada atirando com um fuzil em vídeo que viralizou na web.

É fato. O impacto das mudanças climáticas no planeta está entre os temas mais discutidos de 2019. Em meio à discussão, o nome da ativista sueca Greta Thunberg emergiu. Chamada de “pessoa do ano” pela revista Time e de “pirralha” por Bolsonaro, a jovem tem liderado campanhas em prol do meio ambiente. Por isso mesmo é que tem sido alvo de diversos boatos na internet.

O último deles aponta que Greta foi flagrada atirando com um fuzil de caça. O vídeo, muito compartilhado após a adjetivação de Bolsonaro em relação à garota, levantou comentários como “ela não defende tanto assim o meio ambiente” ou “se até ela gosta de atirar porque você não vai gostar”. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: ORA…ORA…ORA…. PIRRALHA!!!! QUER DIZER QUE A GRETA THUMBERG ADORA ATIRAR DE FUZIL???? E AGORA MORTADELANTES ??? Versão 2: Até a Greta atira de fuzil e você não! Hahahahahah Versão 3: Vai vendo o tamanho da hipocrisia da esquerda comunista: A esquerdista Greta gosta de armas. E agora, o que a militância canhota vai dizer?

Greta Thunberg foi flagrada atirando com fuzil em vídeo?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Muita gente encheu a boca para lançar seus “valiosos” comentários sobre a ativista sueca. Mas será mesmo que a menina que está atirando com um fuzil é Greta Thunberg? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem por si só já nos deixa desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online (é importante se atentar a esses detalhes para não ser feito de trouxa): ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Ao buscar pelo conteúdo em fontes confiáveis, nada encontramos.

É importante reforçar que Greta Thunberg tem sido figurinha carimbada em algumas notícias falsas desmentidas aqui. Já falamos, por exemplo, de boatos que falavam que ela tirou uma foto com o “avô” George Soros ou que fez um lanche luxuoso com “pobres passando fome”. Isso só aumenta as nossas desconfianças.

Com base nisso, resolvemos fazer uma busca pelo tal vídeo da garota atirando e descobrimos que ela não é Greta Thunberg. Na realidade, se trata de uma sueca chama Emmy. A publicação original da menina é do dia 7 de dezembro de 2019. Confira abaixo:

A própria Emmy brincou com a situação. Em uma publicação, ela cita que foi ao cabeleireiro e, quando voltou, havia descoberto que virou um meme no Brasil. Porém, ela reiterou que não é Greta Thunberg. “Então, fui ao cabeleireiro e, quando voltei, de repente me tornei um meme no Brasil. Bem-vindo a todos os novos seguidores! Espero que você goste de mim, mesmo que eu não seja a verdadeira Greta”, disse.

Resumindo: a história que aponta que a ativista Greta Thunberg foi flagrada atirando com um fuzil em vídeo é falsa. A imagem é real, mas é de uma garota sueca chamada Emmy, que, por sinal, esclareceu toda história.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru