Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Greta Thunberg é financiada por George Soros e fez lanche perto de crianças famintas #boato

Greta Thunberg é financiada por George Soros e fez lanche perto de crianças famintas #boato

Greta Thunberg é financiada por George Soros e fez lanche perto de crianças famintas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ativista sueca Greta Thunberg recebe financiamento de fundação de George Soros e come um lanche na frente de crianças carentes famintas.

Nos últimos tempos, Greta Thunberg passou de uma jovem tímida e desconhecida na Suécia a uma espécie de sensação entre ativistas ambientalistas. Diagnosticada com síndrome de Asperger, a jovem proferiu um discurso bastante confrontador e emocionante na Cúpula do Clima, em Nova York (EUA), no dia 23 de setembro de 2019.

Mas apesar de ser adorada entre muitos adolescentes e ativistas, Greta também tem sido vítima de diversas notícias falsas. Após a confirmação da jovem na Cúpula do Clima de Nova York, o nome de Greta Thunberg passou a configurar um dos assuntos prediletos dos disseminadores de fake news.

E, como já aconteceu na última semana, mais uma vez o nome da jovem foi envolvido em fake news. De acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, Greta Thunberg seria financiada pela Open Society, uma fundação que é mantida pelo filantropo e multibilionário George Soros. Além disso, as publicações ainda dão contam que Greta teria posado para fotos comendo ao lado de crianças carentes famintas. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Greta aparece frequentemente junto da ativista adolescente alemã, Luisa Neubauer, de 23 anos. Neubauer é porta-voz de uma ONG fundada com o dinheiro da Open Society, do bilionário George Soros. O filantropo é conhecido por fomentar pautas de interesse da esquerda internacional e financiar movimentos sociais no Brasil, como a Fundação Marielle Franco e o ex-deputado federal Jean Wyllys.

Greta Thunberg é financiada por George Soros e fez lanche perto de crianças famintas?

Como já dissemos anteriormente, nos últimos dias, Greta tem sido “pega para Cristo” nas redes sociais. As fake news sobre a jovem só aumentam, sendo compartilhadas por gente importante no política brasileira. Mas será que a teoria de que Greta Thunberg seja financiada pela Open Society (de George Soros) e posou para foto fazendo um lanche ao lado de crianças famintas é real? Não é!

Vamos aos fatos! Toda a teoria parte de ‘provas’ inconsistentes. Em algumas publicações, foram utilizadas fotos de Greta supostamente ao lado de George Soros (história já desmentida no Boatos.org). Em outras, são usadas teorias de que a jovem teria uma aproximação com a ativista Luisa Neubauer. Já em outras mais, a prova seria a foto de Greta supostamente comendo ao lado de crianças carentes famintas. Mas o fato é que nada disso é verdade.

Em relação à foto de Greta supostamente ao lado das crianças, tudo não passou de uma montagem. A foto original, onde a jovem aparece comendo foi registrada no dia 22 de janeiro de 2019 e publicada em suas redes sociais, indicando que Greta estava na Dinamarca. Já a foto das crianças foi feita em 2007, pela fotojornalista Stephanie Hancock, da agência Reuters, na República Centro-Africana. Naquele ano, a foto das crianças foi usada em uma reportagem sobre uma guerra civil na região e a legenda da imagem indicava que as crianças viveriam na floresta e estariam alocadas em um acampamento próximo ao vilarejo de Bodouli.

Já em relação à tese de que Greta Thunberg seria financiada pela Open Society, essa informação é facilmente verificável no site da fundação. Assim como aponta um desmentido do site e-Farsas, o nome da jovem não está na lista de pessoas e empresas financiadas pela Open Society. Vale ressaltar que a informação também já foi desmentida em outros serviços de fact-checking, tanto no Brasil como fora dele (em uma agência de notícias da França, a RFI).

Por fim, em relação à teoria da relação entre Luisa e Greta, é importante destacar que toda a história se sustenta em uma foto das duas jovens juntas. Ou seja, uma ‘prova’ muito frágil. Reportagens sobre Luisa Neubauer apontam que, ao contrário do que diz a história, Luisa possui uma grande admiração por Greta e se inspirou na jovem sueca em sua luta ambientalista (e não o contrário).

Em resumo: a história que diz que Greta Thunberg é financiada por George Soros e fez lanche perto de crianças famintas é falsa! Além da foto usada por Eduardo Bolsonaro e outras pessoas para atacar a jovem Greta ser uma montagem, não existem provas de que a jovem sueca e George Soros sejam próximos (ou que o multibilionário esteja patrocinando Greta). Ou seja, é tudo balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.