Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > General norte-americano chefe da Otan diz que Exército do Brasil é de m… #boato

General norte-americano chefe da Otan diz que Exército do Brasil é de m… #boato

General norte-americano chefe da Otan diz que Exército do Brasil é de m..., diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O general David Petraeus, chefe da Otan, diz que o Brasil tem um exército de m… e um povo que é sub-raça.

Quando o assunto é boato, não é difícil encontrar prints falsos de portais de notícias. Aqui, no Boatos.org, esse enredo tem se tornando cada vez mais comum. Esse é exatamente o caso de hoje.

Um print que circula no Facebook e WhatsApp dá conta que o general David Petraeus, chefe da Otan, disse que o Brasil tem um exército de m… O texto afirma ainda que o militar teria dito que o brasileiro é um povo que é sub-raça e que “deveríamos ter tomado aquela terra riquíssima há muito tempo”. Leia o que dizem as mensagens:

E vocês pensando que era só eu que achava as nossas Forças Armadas uma total inutilidade, só servem pra dar despesas, nada produzem, deveriam ser extintas. GENERAL AMERICANO CHEFE DA ‘OTAN’, CHAMA EXERCITO DO BRASIL DE ‘EXÉRCITO DE M..’. General dos Estados Unidos David Petraeus, chefe da OTAN – o Brasil tem um exército de merda e um povo que é sub-raça. Nos deveríamos ter tomado aquela terra riquíssima há muito tempo. 

General norte-americano chefe da Otan diz que Exército do Brasil é de m…?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nas redes sociais, muita gente fez coro ao general e criticou o exército. Mas será mesmo que o chefe da Otan disse que o Exército do Brasil é de m…? A resposta é não. Entenda os porquês.

As suspeitas começaram pelas mensagens que seguem o enredo clássico de boatos online. É vaga (sequer menciona o site onde foi feito o print), alarmista e não cita fontes confiáveis. E mais: no mundo dos boatos é comum encontrar histórias com prints falsos de portais de notícias. Já apareceram histórias envolvendo o governador da Bahia Rui Costa, Sérgio Moro e estudantes da USP.

Com isso em mãos, resolvemos fazer o que todo mundo deveria ter feito: pesquisar antes de compartilhar. Dito isso, saiba que o sujeito citado na mensagem, de fato, existe. David Petraeus é um ex-militar norte-americano. Já liderou tropas no Iraque e serviu, entre 2010 e 2011, como comandante das forças dos EUA e da Otan no Afeganistão. Em 2011, renunciou o comando da CIA, após se envolver em uma relação extraconjugal.

Apesar disso, o militar nunca disse nada sobre o Brasil. Isso porque, ao buscar sobre o assunto, não encontramos nada. Mas convenhamos, se o militar tivesse dito isso, a declaração geraria muito burburinho e notícias, porém nada foi encontrado. Também tentamos buscar em inglês, mas sem sucesso.

Resumindo: a história que aponta que o que o general norte-americano David Petraeus, chefe da Otan, disse que Exército do Brasil é de m… e que ofendeu o povo brasileiro é falsa. Tudo não passa de mais um boato que circula na internet falando sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4