Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > França não tem vacinação e só usa ivermectina e hidroxicloroquina #boato

França não tem vacinação e só usa ivermectina e hidroxicloroquina #boato

França não tem vacinação e só usa ivermectina e hidroxicloroquina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo de brasileiro revela que na França não há vacinação. Ninguém está sendo vacinado porque país optou por tratamento precoce com ivermectina e hidroxicloroquina.

Há alguns dias estamos falando que, em meio ao caos que a saúde do Brasil enfrenta, notícias falsas sobre curas milagrosas estão circulando na internet. Nenhuma dessas notícias falsas são tão perigosas como as que envolvem os remédios (frisa-se, sem comprovação científica) utilizados no chamado (frisa-se, sem comprovação científica) tratamento precoce.

As notícias falsas envolvendo a ivermectina, hidroxicloroquina e outros medicamentos do “kit Covid” fazendo até com que cascatas (intencionais ou não) internacionais comecem a viralizar na web (sempre patrocinada por impulsionamentos automáticos). É o caso da história de hoje, que aponta para um “relato de um brasileiro na França”.

Em um vídeo que teria gravado para a “mãe”, o rapaz teria declarado, direto de Paris, que a França não está vacinando ninguém, não realiza medidas de isolamento e que teria aderido à estratégia “muitos testes + ivermectina e hidroxicloroquina”. Leia algumas das mensagens que circula online e a transcrição do vídeo:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Brasileiro que está em Paris, França, desmente os jornais e a televisão no Brasil sobre vacina. Na França não tem vacina pra ninguém. Tratam o povo com IVERMECTINA e HIDROXICLOROQUINA. Versão 2: Na França, não há confinamento e nem vacinas, há tratamento, que no Brasil foi totalmente politizado Versão 3: BRASILEIROS NA FRANÇA EM PANDEMIA DESMENTEM OS JORNAIS E AS TELEVISÕES Na França não tem vacina pra ninguém. Tratam o povo com ivermectina e hidroxicloroquina… Confira o que disse o rapaz.

Transcrição: Então mãe. Agora eu tô perto da Torre Eiffel aqui, galera na Rua transito de carro, normal, tá vendo aquela barraquinha aí? Essa barraquinha aí é de teste de Covid. É de graça você faz o teste. Na porta de quase todas as farmácias aqui de Paris tem. Nas cidades em volta não é tanto, mas aqui em toda cidade tem. Pessoal fala que francês não passa no sinal vermelho, ó aí que mentira. Você faz o teste em 15 minutos está pronto, entendeu? Aqui não se fala em vacina. Tanto que a vacina da Pfizer agora foi proibida aqui porque deu, coagulou, deu coágulos em diversas pessoas aqui também. Que era a única que tava sendo usada, vacina da China aqui que não entrou, na França, de jeito nenhum, né? Sputnik, nenhuma. Era só da Pfizer mesmo, mas agora parou também. E não tava tendo campanha de vacinação nenhuma, zero.

Aqui é teste, deu positivo você já sai com os medicamentos. Aqui eles utilizam muito hidroxicloroquina, zinco, vitamina D, vitamina C, anticoagulante. São seis, se eu não me engano. É tratamento, entendeu? Aqui é tratamento. E muita gente usa ivermectina que é para não adoecer, né? Então tem o tratamento precoce e tem o tratamento inicial. Não se fala não vacina aqui na França. Mas é isso. Muita fake News aí no Brasil. Muita mentira. É o que eu falo é, o governo ele fala “vai fazer confinamento”, mas é só de boca para fora, entendeu? Nunca tem nada. Só fala só. Vou fazer outra filmagem aqui no parque na hora que eu chegar.

França não tem vacinação porque estão usando ivermectina e hidroxicloroquina?

O vídeo se espalhou com muita força na internet, principalmente, entre grupos de pessoas que ainda defendem o tal tratamento precoce. Porém, o vídeo em questão carrega uma série de informações falsas sobre o combate à Covid-19 na França. Para que você entenda melhor, vamos separar a explicação em tópicos.

Fake #1 – Na França, não se fala em vacinas e não tava tendo campanha de vacinação nenhuma

A afirmação em questão está errada. De acordo com a plataforma do The New York Times, a França já vacinou 9,2% da população 3,6% com a segunda dose. Se na França não se fala em vacinas, o que podemos falar sobre o Brasil (com 4,9% da população vacinação e 1,6% com as duas doses.

Fake #2 – A vacina da Pfizer era a única sendo utilizada e foi proibida porque deu, coagulou, deu coágulos

Também não é verdade que a França está vacinando as pessoas apenas com a vacina da Pfizer. De acordo com esse site, o país tem quatro vacinas aprovadas. Além da Pfizer/BioNTech, as vacinas da Janssen, da Moderna e Oxford/AstraZeneca podem ser aplicadas no país.

A vacina que teve as aplicações suspensas foram a da Oxford/AstraZeneca. Porém, a vacinação como imunizante foi retomada após estudos não demonstrarem relação entre a vacina e casos de coagulação.

Fake #3 – Na França, depois do teste, você já sai com os medicamentos do tratamento precoce (hidroxicloroquina, ivermectina e outros)

Não é verdade que a França tenha “aderido” ao tal “tratamento precoce. Ao contrário, não há qualquer endosso para que se tome hidroxicloroquina, ivermectina ou outros coquetéis de remédios sem comprovação contra a Covid-19 no país.

Por lá, a questão da hidroxicloroquina foi “resolvida” em maio de 2020. Na época, a França baniu o uso do medicamento em casos de Covid-19. A ivermectina nunca chegou a ser uma questão no país. Tanto que esse texto fala sobre a preocupação com a promoção do fármaco em países como, por exemplo, o Brasil.

Fake #4 – França não realizou “confinamento” para combater a Covid-19

A França não só realizou lockdowns como está realizando um desde janeiro de 2021. De acordo com essa matéria do The Guardian, o presidente do país visa evitar uma terceira onda de infecção. Para quem não se lembra, as medidas de restrição no país chegaram a resultar no fechamento, por três meses, da Torre Eiffel e no cancelamento de campeonatos esportivos (como o francês de futebol).

Resumindo: o vídeo que está circulando na internet está repleto de informações erradas sobre o combate à Covid-19 na França. Por sorte dos franceses, não estão (como alguns lunáticos querem) “trocando” a vacina pela “cloroquina” por lá.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy