Dilma aparece em foto com Pablo Escobar, Cristina Kirchner e Nestor Kirchner #boato

Boato – Foto antiga mostra a ex-presidente Dilma Rousseff com Pablo Escobar, Cristina Kirchner e Nestor Kirchner.

Depois que Alberto Fernández foi eleito como presidente da Argentina, o país vizinho virou cenário para muitas fake news por aqui. Em alguns casos, boatos acabaram sendo “reciclados”. Hoje, temos um exemplo.

Uma foto que supostamente mostraria a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, o narcotraficante colombiano (morto em 1993) Pablo Escobar, a vice-presidente da Argentina (e ex-presidente do país) Cristina Kirchner e o ex-presidente argentino Nestor Kirchner (morto em 2010) voltou a circular em 2020 na internet.

No Brasil, a imagem veio por meio de um print com a mensagem em espanhol “FIJATE QUIENES ESTAN EN ESTA FOTO QUE YA TIENE UNOS AÑOS … EL ZAR MUNDIAL DE LA DROGA ,PABLO ESCOBAR DILMA ROUSSEF , NESTOR KIRCHNER Y CFK… ESTA TODO DICHO…!!!” (olhe quem está nesta foto que já tem alguns anos… o czar mundial das drogas, Pablo Escobar Dilm Roussef, Nestor Kirchner e CFK… está tudo dito). Ao final da imagem, há, ainda, uma mensagem em português chamada “alta sociedade do crime reunida”.

Confira o desmentido em vídeo:

Dilma aparece em foto com Pablo Escobar, Cristina Kirchner e Nestor Kirchner?

O que não faltaram foram prints se espalhando pelas timelines por aí. Porém, a informação que aponta para o insólito encontro é falsa. O casal Kirchner até está na imagem, mas Pablo e Dilma não. Como já desmentimos esse fake lá em 2015 e o desmentido vale para hoje, relembre o que foi dito na época (em tópicos):

– A foto é real, nela quem aparece realmente é o casal Kirchner. – O homem na foto não é o famoso traficante colombiano Pablo Escobar. O bigodudo é Miguel Ángel Zunic, pai de uma política argentina chamada Mariana Zuvic, que é opositora ao governo de Cristina Kirchner. – A foto foi tirada em uma festa de aniversário de Miguel Zuvic e o casal Kirchner foi convidado.

– Essa história de reunião com Pablo Escobar foi publicada na web em novembro de 2014, pelo portal TN Notícias, que pertence ao Grupo Clarín. Só para lembrar, o governo Kirchner e o grupo de comunicação argentino vivem se alfinetando. Curioso, não? – O próprio Miguel Zunic desmentiu o boato e esclareceu porque estava em uma foto com os Kirchner.

– Miguel Zuvic identificou corretamente cada pessoa na imagem e a mulher de cabelo curto no centro da foto não é a presidente Dilma, ela é a esposa de Zuvic. Aliás, é assim que a Dilma se parecia por volta dos anos 80, quando a famigerada foto foi tirada. Por fim, a única coisa que essa foto e todo o barulho que ela causou demonstram é que boato não tem pátria e ultrapassa as fronteiras sem pedir licença.

Resumindo: a história que aponta que Pablo Escobar, Cristina Kirchner e Nestor Kirchner se reuniram com Dilma e foram flagrados em uma foto antiga é falsa. Quem está com os ex-presidentes da Argentino são amigos argentinos do casal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet