Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que haja uma flor chama gato (ou macaco) do Himalaia

É falso que haja uma flor chama gato (ou macaco) do Himalaia

Flor gato do Himalaia (ou macaco do Himalaia) existe, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Existe uma flor com rosto de gato que se chama gato do Himalaia (também tem um versão macaco do Himalaia).

  Análise

Imagens que chamam atenção estão circulando com todas as forças em redes sociais. Em uma das imagens, há uma série de flores com rostos de gatos. Junto à foto, há uma descrição que aponta que se trata de uma flor chamada “gato do Himalaia”.

Há, ainda, outra fotos de flores com rostos de macacos que se chamariam “macaco do Himalaia”. A segunda versão tem algo a mais: a informação de que as flores seriam da América Latina. Leia as mensagens que circulam na internet e veja as fotos:

Versão 1: Que linda!!! Parece um gato … Por isso o nome : _flor Gato do Himalaia. Versão 2: Olhem que linda …parece um gato.. Daí o nome da flor Gato do Himalaia. Versão 3: Espécie de Flor no Nepal – Gato do Himalaia. Versão 4: “Flor exótica.Nome:macaco do himalaia, tambem conhecida como” orquidea macaco”, essa flor surgiu nas regiões da Colômbia e Perú tendo a incrível semelhança à cara de um macaco.Na minha opinião essa imagem I.V , deveria ser chamada de cãozinho .”

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que existe uma flor chamada gato do Himalaia? 2) E o que podemos falar sobre a flor macaco do Himalaia? 3) Qual a explicação para as imagens da planta gato?

É verdade que existe uma flor chamada gato do Himalaia?

Não né. Ao olhar a imagem das flores, já possível perceber que se trata de um fake (até porque fake sobre flores são comuns como é possível ver em exemplos aqui, aqui e aqui). Ao buscar por qualquer espécie com este nome, nada encontramos além da mesma mensagem com a mesma imagem.

E o que podemos falar sobre a flor macaco do Himalaia?

O mesmo do que falamos sobre a flor gato do Himalaia. Na realidade, trata-se de uma espécie que está apenas na foto em questão e foi apenas mencionada na mensagem que viralizou na internet. Além disso, a imagem não é nada verossímil.

Qual a explicação para as imagens da planta gato?

Há uma explicação: as fotos das flores gato e macaco do Himalaia nada mais são do que imagens geradas com ferramentas de inteligência artificial. Além de elementos claros na imagem (como o “brilho” tradicional de imagens assim), a história foi desmentida pelo site de checagem Factly, da Índia. 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja um flor que se chama gato do Himalaia e que haja uma que se chame macaco do Himalaia. As imagens foram geradas por inteligência artificial e não há nenhum registro destas espécimes na botânica.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)