Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Foto mostra Flor do Pagode (Maha Molu ou Mahameru) que floresce a cada 400 anos #boato

Foto mostra Flor do Pagode (Maha Molu ou Mahameru) que floresce a cada 400 anos #boato

Foto mostra Flor do Pagode (Maha Molu ou Mahameru) que floresce a cada 400 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra a Flor do Pagode (também conhecida como Maha Molu ou Mahameru). Ela floresce apenas uma vez a cada 400 anos.

Por incrível que pareça, boa parte das mensagens falsas que viralizam na internet se escondem por trás de histórias e fotos bonitinhas. É neste sentido que está circulando na internet duas postagens sobre uma tal de “Flor do Pagode”.

Em uma das versões, uma imagem de uma flor “florescendo” (desculpem a redundância) está circulando junto com uma mensagem que aponta que seria a Flor do Pagode (também chamada de Mahameru). A outra versão é de uma árvore frondosa. Desta vez, o nome da outra “Flor do Pagode” é Maha Molu. Nos dois casos, é dito que a ela apenas uma vez a cada 400 anos. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Esta é a “Flor do Pagode” ou “Maha Molu”, uma flor auspiciosa única no Tibete. As flores do pagode no Himalaia florescem a cada 400 anos. Nossa geração teve a sorte de ver o pagode florescer. Por favor, compartilhe para que outros possam ver. Boa sorte para o resto de sua vida!

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 2: Esta é a “flor de pagode” ou “Mahameru”, uma flor auspiciosa única no Tibete. As flores do pagode no Himalaia florescem a cada 400 anos. Nossa geração tem a sorte de ver o pagode florescer. Boa sorte para o resto de sua vida!

Foto mostra Flor do Pagode (Maha Molu ou Mahameru) que floresce a cada 400 anos?

As duas imagens e as duas mensagens não demoraram a se espalhar na internet com todas as forças. Porém, é falsa a informação que aponta que haja a tal de Flor do Pagode, Maha Molu ou Mahameru e que as flores das imagens florescem apenas uma vez a cada 400 anos.

A mensagem, o histórico e uma busca pelo assunto já acabam completamente com a farsa em questão. Assim como uma “boa fake news”, a mensagem em questão é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a história em questão.

Além disso, essa história de “flor rara” que “floresce de x em x anos” já é um clássico em se tratando de boatos na internet. Já desmentimos uma fake news sobre uma “em forma de mulher”, da Baobá e até uma história da Mahameru (neste caso chamada de Arya).

Ao buscar pelo conteúdo, só achamos a mesma mensagem em questão e desmentidos da fake news. O Yahoo de Taiwan desmentiu a fake news ao apontar que especialistas em botânica nunca ouviram falar em “flor do pagode” ou Marameru e que as imagens são de um banco de imagens da Adobe.

A segunda imagem é pior ainda. Para começar, não se trata de uma flor (na imagem há uma árvore). Além disso, a aparência de textura da imagem mostra que ela tende a ser uma animação gráfica e não uma foto. Assim como no caso da flor do pagode e do Mahameru, não há qualquer planta com nome de Maha Molu, muito menos que floresça a cada 400 anos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que há uma flor chamada Flor do Pagode, Maha Molu ou Mahameru que floresce a cada 400 anos. As imagens são de outras coisas e não há qualquer planta com estas características.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm