Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > EUA abateram avião da França próximo à Base de Guantánamo #boato

EUA abateram avião da França próximo à Base de Guantánamo #boato

EUA abateram avião da França próximo à Base de Guantánamo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os EUA acabaram de abater um avião da França próximo à Baía de Guantánamo. A mídia ficou caladinha e não está divulgando a história.

O que não tem faltado na internet é gente especializada em importar fake news a fim de ganhar algum lucro. A última das histórias que tivemos acesso aponta para algo “bombástico” que teria ocorrido com os Estados Unidos e a França.

Uma notícia “bombástica” aponta que os Estados Unidos abateram um avião da França na Base de Guantánamo, que a mídia estava escondendo isso e que apenas um “site que fala a verdade” que revelou a história. Leia duas versões do texto que está circulando no Brasil:

Versão 1: “URGENTE! EUA ABATEM AVIÃO FRANCÊS! IMPRENSA NÃO FALA.” AÍ ESTÁ UM ACONTECIMENTO BASTANTE SÉRIO E QUE DE NENHUMA FORMA FICARÁ AO DEUS DARÁ… QUEM VOCÊ ACHA QUE ELES, OS FRANCESES, VINHAM ATACAR? Versão 2: GITMO abate avião militar francês que transportava pára-quedistas As forças dos Estados Unidos na Baía de Guantánamo abateram na segunda-feira um avião de transporte militar francês A400M quando ele invadiu a Zona de Identificação de Defesa Aérea

EUA abateram avião da França próximo à Base de Guantánamo?

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

A história se espalhou muito entre grupos conspiracionistas e que insistem em falar em “guerra mundial”. Porém, a informação que aponta que os EUA abateram o tal avião francês não procede.

A resposta de todo o mistério está na fonte da informação. No Brasil, o causo surgiu em um site que sempre compartilha fake news importadas (hoje mesmo desmentimos uma história falsa sobre uma declaração do papa Francisco).

Nos EUA, a história surgiu em um site da mesma natureza. De lá, por exemplo, surgiram fake news sobre prisões de autoridades, “coisas sobre o governo dos EUA” e teorias QAnnon. Por sinal, já foi dito que o site é uma página que só cria notícias fictícias.

Vale apontar que, ao procurar em fontes confiáveis pelo tal incidente, nada encontramos. Não é preciso nem dizer que se um avião francês fosse abatido por um norte-americano, isso viraria notícia em tudo que é lugar. Ou seja: a história só consta em sites nada confiáveis.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um avião francês foi abatido por um avião norte-americano em Guantánamo. A história surgiu em um site que só compartilha fake news e foi republicada por outros sites do mesmo naipe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: