Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Esquerda no Chile comemora vitória de Gabriel Boric com nudez em praça pública #boato

Esquerda no Chile comemora vitória de Gabriel Boric com nudez em praça pública #boato

Esquerda no Chile comemora vitória de Gabriel Boric com nudez em praça pública, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeos mostram que esquerda do Chile resolveu comemorar a vitória de Gabriel Boric com nudez em praça pública durante festa.

Aqui no Boatos.org já vimos a “venezualização” e a “argentinização” das fake news. Com a vitória da esquerda no Chile, com Gabriel Boric, há uma tendência futura para vermos uma “chilenização” da desinformação. A mais nova aponta para o que seria a “festa da vitória” de militantes no país.

Vídeos com cenas de nudez pública (que, logicamente, não serão exibidos aqui) estão circulando junto com mensagens que apontam que as gravações haviam sido feitas em 2021 depois do resultado das eleições presidenciais da país. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: O LULA CHILENO (esquerda) GANHOU no Chile. ISSO é só uma COMEMORAÇÃO da vitória da ESQUERDA agora a POUCO em SANTIAGO. IMAGINE o que VIRÁ DEPOIS, que Deus PROTEJA o CHILENO de BEM. SERÁ que é ISSO que QUEREMOS para as GERAÇÕES FUTURAS? Nenhum ANIMAL EXISTENTE na Terra se COMPORTA Versão 2: Comemoração da esquerda no Chile. Vejam o tipo de gente que comemoram a vitória da esquerda e você vai querer isso para o Brasil também, putaria a céu aberto?

Esquerda no Chile comemora vitória de Gabriel Boric com nudez em praça pública?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Os vídeos, claro, se espalharam com muita força na internet. Só que nenhum deles mostra, de fato, uma festa da vitória de Gabriel Boric em 2021. Os vídeos foram gravados no Chile, mas não são recentes.

As mensagens e o histórico de boatos falsamente atribuídos a situações políticas já nos deixam mais do que desconfiados. Os textos que estão circulando por aí são vagos, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis que comprovem que as filmagens são recentes. Além disso, como falamos no início do texto, vídeos de situações falsamente atribuídas a países com governos de esquerda são comuns na internet.

Ao buscar por informações que apontem para os supostos excessos durante celebração da vitória de Gabriel Boric, nada encontramos em fontes confiáveis. Aliás, em uma primeira busca por prints das situações, descobrimos que imagens dos “eventos” já haviam sido divulgadas nos perfis de José Antonio Kast (candidato derrotado no Chile em 2021) em 2019 e 2020. Isso acaba com a hipótese de que os vídeos seriam recentes.

Com a ajuda estimadíssima da nossa colaboradora Kyene Becker (que, por sua vez, foi auxiliada pelo amigo Jaime Soto), chegamos às origens das imagens.

Um dos vídeos foi gravado durante as grandes manifestações de outubro de 2019 na frente da Universidad Católica (UC), em Santiago, no Chile. O site Cooperativa.cl apontou que ação causou indignação entre conservadores em redes sociais (o próprio Kast foi citado).

O outro vídeo é de um coletivo artístico chamado Yeguada Latinoamericana. O grupo já realizou performance do tipo em diversas situações, como mostra a página do Instagram oficial. As imagens em questão foram feitas na Plaza Itália, na capital chilena, também em outubro de 2019.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que esquerdistas resolveram comemorar a vitória de Gabriel Boric com nudez em praça pública. Os vídeos que estão circulando por aí são de 2019 e não têm relação com as eleições no Chile deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: