Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Enfermeira Khalilah Mitchell teve paralisia facial após tomar vacina contra Covid-19 nos EUA #boato

Enfermeira Khalilah Mitchell teve paralisia facial após tomar vacina contra Covid-19 nos EUA #boato

Enfermeira Khalilah Mitchell teve paralisia facial após tomar vacina contra Covid-19 nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Nashville (EUA), enfermeira Khalilah Mitchell está há 13 dias com paralisia de Bell após tomar vacina contra Covid-19.

E para variar um pouquinho, vamos de fake news sobre a Covid-19. Mais especificamente, de fake news sobre as vacinas contra a doença. Nos últimos meses, o assunto tem sido uma constante nas agências de checagem.

Assim como em 2020, as fake news sobre as vacinas de 2021 trazem muita desinformação, confundem as pessoas e trazem pânico desnecessário, prestando um verdadeiro desserviço à Ciência e à sociedade.

A história de hoje, infelizmente, não é diferente. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, uma suposta enfermeira de Nashville, no Tennessee (EUA), estaria há 13 dias com paralisia facial (paralisia de Bell) após tomar a vacina contra a Covid-19. No vídeo que acompanha a mensagem (e não será exibido aqui), a mulher, conhecida como Khalilah Mitchell, diz para as pessoas não se vacinarem e que a reação está sendo bastante comum entre os vacinados. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Esta enfermeira registrada de Nashville está com paralisia facial há 13 dias após de ter tomado a vacina. Ela diz: “Eu acho que essa é a pior coisa de sempre. Eu não a daria para o meu pior inimigo. Eles não se importam conosco, por favor América, não tome essa vacina.”. Versão 2: “Enfermeira do Tenesse -Estados Unidos -tomou a “vacina” está com paralisia facial há 3 dias. E diz “ essa é a pior vacina do mundo”. Versão 3: “Enfermeira Americana tomou a vacina e esta implorando para nao tomarmos!! Ela teve paralisia facial e parece que esse efeito colateral esta sendo bem comum!”.

Enfermeira Khalilah Mitchell teve paralisia facial após tomar vacina contra Covid-19 nos EUA?

As imagens repercutiram na internet e as redes sociais já acumulam diversas publicações sobre o assunto, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, a história não tem nada de real.

Como já dissemos, histórias falsas sobre as vacinas contra a Covid-19 se tornaram um assunto recorrente por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que o CEO da Pfizer teria afirmado que não iria tomar a vacina contra a Covid-19. Também a que indicava que a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, teria usado uma seringa falsa para se vacinar e, por fim, a que apontava que um homem teria morrido de ataque cardíaco, em Israel, por causa da vacina contra a Covid-19.

Resolvemos, então, investigar mais sobre o assunto e descobrimos que, antes da história circular no Brasil, ela já havia causado desinformação nos Estados Unidos. E não foi só isso! Toda a história acabou sendo desmentida por agências de fact-checking da terra do Tio Sam. Você pode conferir alguns desmentidos aqui, aqui e aqui. De acordo com o serviço de checagem Snopes, não existe nenhuma enfermeira chamada Khalilah Mitchell, em Nashville (EUA). Segundo o site Politi Fact, nas redes sociais, a única mulher com esse nome e residente da cidade trabalha em uma padaria e em uma loja da marca Ralph Lauren. Ainda de acordo com o site, até o dia 29 de dezembro de 2020, nenhuma mulher chamada Khalilah Mitchell foi vacinada na cidade.

Em resumo: a história que diz que a enfermeira Khalilah Mitchell está há 13 dias com paralisia facial após tomar a vacina contra a Covid-19 é falsa! O vídeo circulou bastante nos Estados Unidos antes de chegar ao Brasil. Na terra do Tio Sam, a informação foi desmentida. De acordo com serviços de checagem da gringa, a cidade de Nashville (EUA) não possui nenhuma enfermeira chamada Khalilah Mitchell e nenhuma mulher com esse nome foi vacinada na cidade. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy