Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Elon Musk se recusou a tomar vacina contra Covid-19 #boato

Elon Musk se recusou a tomar vacina contra Covid-19 #boato

Elon Musk se recusou a tomar vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Elon Musk, escolhido como Pessoa do Ano pela revista Time, se recusou a tomar a vacina contra Covid-19.

Um dos principais factoides da semana passada, que, inclusive, deixou muitos bolsonaristas ocupados, apontava que o presidente do Brasil havia ganho o prêmio Pessoa do Ano da revista Time. Só que, na realidade, ele apenas havia ganho uma enquete e o verdadeiro vencedor foi Elon Musk.

Passada a histeria da Time e com o retorno da histeria da vacina, uma nova história envolvendo Elon Musk está circulando por aí. De acordo com publicações que circulam em redes sociais, ele teria se recusado a tomar a vacina contra a Covid-19. A prova seriam declarações dele sobre os imunizantes. Confira algumas mensagens que estão circulando por aí.

Versão 1: O bilionário Elon Musk declarou a CNN que não tomou a vacina. Nenhum desses bilionários irá tomar, por que será? Você acha que eles são idiotas? Versão 2: Elon Musk se recusa a tomar vacina contra Covid-19; entenda

Elon Musk se recusou a tomar vacina contra Covid-19?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Graças à aprovação da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos (que está, agora, nas mãos do governo federal) e a histeria por parte de pessoas do movimento antivacinas, a tal história (com toques de teoria da conspiração sobre bilionários) se espalhou por aí. Porém, não é verdade que Elon Musk não se vacinou contra a Covid-19.

O que há é a recuperação de uma fala antiga de Elon Musk. Em outubro de 2020, ele deu uma entrevista ao podcast Sway, do The New York Times na qual declarou que não iria tomar a vacina contra a Covid-19. Ele disse que não tomaria porque, de acordo com ele, não correria riscos com a Covid (o que é uma informação equivocada).

A fala repercutiu no mundo todo e, na época, a CNN Brasil publicou um conteúdo com o título “Elon Musk diz que não pretende tomar vacina contra a Covid-19”. Na época, o site Olhar Digital publicou um conteúdo com o título “Elon Musk se recusa a tomar vacina contra Covid-19; entenda”.

São justamente estes conteúdos que estão sendo printados e vendidos como recentes. Só que são de mais de um ano atrás e não traduzem a realidade atual de Elon Musk em relação às vacinas.

Em entrevista à revista Time para a edição em que foi escolhido como Pessoa do Ano, Elon Musk declarou que, apesar de ser contra a vacinação obrigatória contra a Covid-19, ele e a família se imunizaram contra a doença.

Antes disso, em abril, o próprio Elon Musk deu uma declaração que apoia as vacinas, em especial a da Covid-19. “Para ser claro, eu apóio vacinas em geral e vacinas covid especificamente. A ciência é inequívoca. Em casos muito raros, ocorre uma reação alérgica, mas isso é facilmente resolvido com um EpiPen”, disse.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Elon Musk não se vacinou contra a Covid-19. Apesar de ter falado que não se vacinaria, na hora de se imunizar, ele e a família o fizeram. Além disso, ele já declarou acreditar na vacina e na ciência.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso