Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, morreu aos 77 anos de infarto #boato

Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, morreu aos 77 anos de infarto #boato

Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, morreu aos 77 anos de infarto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, acabou de morrer aos 77 anos. Ditador sofreu um infarto e ataque cardíaco se deu por conta de ataque eletromagnético.

O que não tem faltado na internet é fake news que aponta para governantes da América Latina. A última das histórias aponta para algo que teria ocorrido com o ditador da Nicarágua Daniel Ortega.

Mensagens em espanhol que estão circulando no Brasil apontam que Daniel Ortega acabou de morrer aos 77 anos de idade. O motivo seria um ataque cardíaco causado por uma “arma eletromagnética”. O infarto foi “anunciado” em um vídeo no TikTok. Leia a mensagem que circula online:

ARMA DE GUERRA ELETRÔNICA EUA DECLARAM GUERRA À NICARÁGUA. NICARÁGUA. Daniel Ortega Presidente da Nicarágua, morre de ataque cardíaco, fulminante, gerado por electrões campos electromagnéticos. Autor: Ruben Carlos Pizarro Salas. ÚLTIMA HORA Muere Daniel Ortega a los 77 años, de um fulminante infarto

Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, morreu aos 77 anos de infarto?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A história circulou muito em espanhol e alguns dos compartilhamentos também respingaram no Brasil. Só que a mensagem que aponta que Daniel Ortega morreu após sofrer um “ataque elétrico” é falsa. Aliás, falsa e absurda.

A mensagem, o histórico e uma busca por fontes confiáveis já acabam com todo o mistério. Assim como uma “boa fake news”, a mensagem tem características como o tom vago, alarmista, os erros de ortografia e a não citação de fontes confiáveis.

Além disso, são comuns informações bombásticas e falsas sobre mortes de pessoas famosas se espalharem na internet. Só sobre presidentes, já desmentimos, por exemplo, que Lula, Vladimir Putin e José Mujica morreram.

Ao buscar pelo assunto, descobrimos que não só Daniel Ortega não morreu como também ele foi notícia nas últimas horas. Ele libertou e exilou 222 opositores nesta semana. Todos serão mandados para os Estados Unidos. Ou seja: não só ele está vivo como está agindo.

É importante apontar que não é verdade que haja as tais armas eletromagnéticas que são “capazes de matar com eletricidade”. Na realidade, este tipo de tese segue uma teoria da conspiração ligada à tal “Nova Ordem Mundial”. Ou seja: coisa de lunático.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ditador da Nicarágua Daniel Ortega morreu por conta de um infarto causado por “armas elétricas”. Trata-se de uma balela que brotou em redes sociais em espanhol e se espalhou também por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso