Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Cristina Kirchner tomou vacina da Covid-19 sem agulha e máscara #boato

Cristina Kirchner tomou vacina da Covid-19 sem agulha e máscara #boato

Cristina Kirchner tomou vacina da Covid-19 sem agulha e máscara, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner foi tomar a vacina contra a Covid-19. Porém, a enfermeira estava sem máscara (como Kirchner), luva e a seringa estava sem agulha.

Na primeira semana de 2020, tivemos uma tendência em relação a fake news: vacinas. Muitos dos boatos sobre imunizantes envolviam denúncias de “vacinações falsas” mundo afora. É o caso da história de hoje, que cita o nome da vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner.

De acordo com uma mensagem que acompanhava uma foto de Cristina Kirchner, ela teria fingido tomar a vacina contra a Covid-19, a enfermeira estava sem máscara e luvas e ela mesmo não respeitava qualquer medida de proteção contra a Covid-19. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Confira também: cuidado com vídeos alarmistas sobre “fraude nas vacinas”:

Versão 1: A vice-presidente argentina, é a primeira mulher a ser vacinada sem agulha, sem luvas e sem seringa, e, também, sem máscara. Nem a competente enfermeira, nem ela. Versão 2: Pandemia e o teatro da esquerda continua. A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchnerm é a primeira mulher a ser vacinada sem agulha, sem agulha e sem luvas. Ah! E também sem máscara…

Cristina Kirchner tomou vacina da Covid-19 sem agulha e máscara?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A tal “denúncia bombástica” se espalhou com muita força por aí. Porém, não é verdade que Cristina Kirchner tomou a vacina contra a Covid-19 sem máscara e que a seringa fazia parte de um plano para enganar a população em relação à vacina contra a Covid-19.

Como falamos anteriormente, essa história de “fulano” fingiu tomar vacina tem sido uma tônica em termos de fake news. Nos últimos dias, desmentimos histórias do tipo relacionadas ao “Leste Europeu”, EUA, Reino Unido, Israel e outros locais.

Assim como nos outros casos, a mensagem em questão segue características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. E, assim como nos outros, a imagem não tem nada a ver com “farsa da Covid-19”.

Na realidade, a foto sequer é relacionada à vacina contra Covid-19, que a vice-presidente da Argentina ainda não tomou. A foto é de 2013. Na ocasião, Cristina Kirchner se vacinou contra a influenza e posou para a foto ser publicada em redes sociais. Confira abaixo publicação dela (que era presidente da Argentina na época):

Com isso, derrubamos as teses apresentadas na mensagem. 1) Que Cristina Kirchner fingiu tomar a vacina contra a Covid-19 em uma grande farsa (afinal, a vacina era contra influenza). 2) Que protocolos de segurança contra a Covid-19 foram quebrados (afinal, a imagem foi tirada em 2013).

Não está claro se a foto em questão foi apenas posada (como nesse e nesse caso) ou se foi realmente registrada a hora da aplicação (nem sempre a melhor foto sai neste momento). Porém, alguém acredita em uma “grande conspiração” em relação à vacina contra a gripe? Se você é uma dessas pessoas, o convido a ver essa foto de 2011 e esse vídeo de 2014. Por que só em 2013 ela fingiria?

Resumindo: a história que aponta que Cristina Kirchner recebeu a vacina contra a Covid-19 sem usar máscaras e que a vacinação foi simulada é falsa. A foto em questão é de 2013 e não há nada que indique que foi uma simulação para enganar a população mundial.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy