Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, reservou andar de hotel para ano novo no Rio #boato

Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, reservou andar de hotel para ano novo no Rio #boato

Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, reservou andar de hotel para ano novo no Rio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Com o dinheiro do povo venezuelano, a primeira-dama Cilia Flores, reservou um andar inteiro de um hotel cinco estrelas no Rio de Janeiro para passar o réveillon.

Um dos tipos de fake news mais clássicos na web brasileira é aquele relacionado a líderes de países sul-americanos. Coincidentemente (só que não), líderes de esquerda são vítimas de diversas histórias falsas que fazem sucesso entre militantes de direita no Brasil (será que são tão burros que não conseguem verificar nada?).

Atualmente, os países com o maior número de fake news são a Argentina, o Chile e a Venezuela. E, no caso da história de hoje, vamos falar de uma mensagem relacionada ao país de Nicolás Maduro. Mais exatamente, à esposa dele.

Uma mensagem aponta que Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, vai passar o ano novo no Brasil. Para o réveillon, ela teria alugado um andar inteiro em um hotel cinco estrelas no Rio de Janeiro. Leia a mensagem que circula online, que fala em “dinheiro do povo venezuelano” e faz uma espécie de “convocação” para manifestantes:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Deve ser ou no Fasano ou no Copacabana Palace. Descubram aí Cariocas pra darem uma recepção a ela! A 1ª dama da Venezuela reservou um andar inteiro de um hotel cinco estrelas no Rio de Janeiro pra passagem de fim de ano. Cília Flores enviou uma lista de 86 convidados que irão se hospedar com ela, tudo pago pelo Governo Venezuelano.Capitalismo pra mim, socialismo pra vocês

Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, reservou andar de hotel para ano novo no Rio?

Não demorou para muita gente começar a espalhar a informação a torto e a direito por aí. Só há um “probleminha”: a história é falsa. Mais do que isso, trata-se de uma fake news que foi desmentida no Boatos.org no final de 2018. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos.

Comecemos, claro, pelo teor da mensagem. O conteúdo é um clássico com características de boatos. Tom alarmista, com ar de denúncia e partidário. Além disso, a mensagem é vaga (sequer dá mais detalhes sobre o conteúdo). Ela também não menciona a fonte de onde essa informação foi tirada.

E quando fomos buscar por detalhes dessa suposta festa da primeira-dama da Venezuela no Rio, não encontramos nada (nem na mídia brasileira nem na mídia da Venezuela). Isso é muito estranho, visto que a imprensa brasileira cobre os assuntos venezuelanos de perto e, com certeza, não deixaria de noticiar a viagem de Maduro, sua família e tantos convidados ao nosso país.

Aliás, a prova de que a mídia brasileira acompanha de perto a Venezuela, inclusive no fim do ano, são as notícias divulgadas por aqui tanto na virada de 2016 quanto de 2017. Em ambas ocasiões, o presidente discursou e falou sobre leis e até ajustes salariais no país. Vale dizer que em nenhuma das ocasiões Maduro e sua esposa saíram da Venezuela.

Por fim, saiba que o perfil que publicou essa história costuma publicar notícias polêmicas (e falsas) como esta. De lá, por exemplo, saiu a história sobre o fechamento do STF pelo exército e também “a denúncia” de que dona Marisa, esposa do ex-presidente Lula, falecida em 2017, estava viva. Ah, o perfil também defende intervenção militar e divulga publicações ao estilo “o comunismo é do diabo”. É bastante exacerbado, enfim.

Voltando a 2021. É bom lembrar que, além de a história continuar falsa (não há qualquer previsão de vinda da primeira-dama da Venezuela para passar o ano novo no Rio de Janeiro), nesta virada de ano o Rio de Janeiro nem terá grandes eventos. As festas foram restritas devido à ameaça da variante Ômicron da Covid-19.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, reservou um andar inteiro de hotel para realizar a festa da virada de ano no Brasil. Trata-se de uma mensagem falsa que foi desmentida em 2018 e que voltou a circular por algum motivo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso